A Prefeitura Municipal de Capão do Cipó deu um importante passo na promoção da educação integral ao firmar, nesta semana, um convênio com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago.
A parceria viabiliza a implementação do projeto "Protagoniza Cipó", uma iniciativa que levará oficinas pedagógicas de educação, esporte e lazer para crianças e jovens de 8 a 17 anos do município, com foco especial na educação integral.
O encontro contou com a presença do prefeito Adair Fracaro Cardoso, do presidente do Legislativo, Jairo Charão, e do vice-presidente e vereador Nathan Chagas. Também participaram da reunião a secretária de Educação, Lenise Prates; a chefe de gabinete, Luana Backes; a coordenadora da Fazenda, Dara Silva; a agente administrativa, Luciane Machado; a analista de gabinete da URI Santiago, Andressa Ciscato; o gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), Professor Higor Machado; e a coordenadora do projeto, Professora Rosângela Montagner.
As atividades serão realizadas no contraturno escolar e fazem parte da estratégia da Administração Municipal para fortalecer o ensino integral nas escolas, garantindo não apenas o aprendizado formal, mas também o desenvolvimento humano e social dos estudantes.
O projeto é coordenado pela Professora Rosangela Montagner, com apoio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ). Inicialmente as oficinas ofertadas serão: Judô e Informática. As atividades são pensadas visando promover a saúde física, o bem-estar emocional e a inclusão digital dos participantes.
- A ideia da proposta é focar no desenvolvimento integral das crianças através do acesso ao esporte e tecnologias educacionais, promovendo a aprendizagem significativa. Sabe-se que as práticas esportivas educacionais promovem um ambiente mais inclusivo e dinâmico, impactando, inclusive, na concentração em sala de aula, enquanto a informática proporciona o aprimoramento de competências cognitivas e habilidades digitais em todas as áreas do conhecimento. Nesse sentido, todo o desenvolvimento pleno da criança, articulando as dimensões intelectuais, sociais, culturais, emocionais e físicas, está contemplado na concepção da educação integral, - explica Rosângela Montagner.
Além de proporcionar momentos de lazer e aprendizado, o “Protagoniza Cipó” busca estimular habilidades sociais, cognitivas e motoras, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, autônomos e participativos. As oficinas também abrem espaço para a inovação e o diálogo, favorecendo a construção coletiva de conhecimentos e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
- Os resultados esperados desta parceria abrangem não apenas o desenvolvimento pessoal dos participantes, mas também a mitigação das desigualdades sociais e desenvolvimento integral dos alunos, fazendo que a universidade cumpra seu papel social como agente ativo na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, - destacou o Diretor Geral da URI Santiago, Prof. Júlio César Wincher.
A implementação do projeto “Protagoniza Cipó” evidencia o potencial transformador das parcerias interinstitucionais, especialmente entre a gestão pública e a universidade, na promoção de políticas públicas voltadas à educação integral. Trata-se de uma ação articulada que reconhece o esporte, o lazer e a tecnologia como dimensões fundamentais para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes.
Nesse sentido, o projeto se configura como uma prática social relevante, orientada por princípios de equidade, inclusão e cidadania.