Na manhã desta quarta-feira (13), aconteceu no Ginásio de Esportes da Escola Júlio Biasi o lançamento do Projeto Protagoniza Cipó, que marca um passo importante na promoção da educação integral no município.
O projeto resulta de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Capão do Cipó e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, com apoio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ).
Dentre as autoridades presentes destaca-se a presença do prefeito Adair Fracaro Cardoso, do presidente da Câmara Municipal, Jairo Charão; analista de gabinete da URI Santiago, Andressa Ciscato; gestora do Núcleo de Comunicação da URI, Emanuely Guterres; gestor do PMTVJ, Professor Higor Machado; a coordenadora do projeto, Professora Rosângela Montagner e representando o Corede Vale do Jaguari, o secretário Éldrio Machado.
O Projeto Protagoniza Cipó oferecerá oficinas pedagógicas para crianças e jovens de 8 a 17 anos, no turno inverso ao escolar, com foco no desenvolvimento integral dos participantes. Nesta primeira etapa, serão ofertadas oficinas de Judô, ministradas pelo Prof. Gilson dos Santos Amaral Junior e Informática, ministrada por Gustavo Denardi Merlugo.
De acordo com a coordenadora Rosângela Montagner, as atividades também têm o objetivo de estimular habilidades sociais, cognitivas e motoras, além de fortalecer vínculos comunitários e incentivar a inovação e o diálogo.
O prefeito Adair Fracaro Cardoso destacou que a ação integra uma estratégia mais ampla de investimentos na educação municipal:
- O Capão do Cipó vem trabalhando para, num futuro próximo, termos 100% da nossa escola em turno integral. Neste semestre, estamos investindo mais de R$ 70 mil em uma plataforma de ensino, formações e projetos para professores e alunos, e a URI tem sido uma parceira fundamental nesse processo -, ressaltou o Prefeito.
Assim, iniciaram as atividades propostas pelo Projeto Protagoniza Cipó, uma parceria com potencial estratégico entre a gestão pública e a URI na formulação e execução de políticas públicas voltadas à educação integral.
Articulando esporte, lazer e tecnologia,o projeto configura-se como uma prática social de impacto, orientada por princípios de equidade, inclusão e cidadania.
Nesse contexto, a URI, como parceria não apenas amplia oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para crianças e adolescentes, mas também contribui com o desenvolvimento regional com vistas à redução das desigualdades e a implementação de políticas que integram crescimento social, cultural e econômico às demandas específicas da comunidade local.