Blog





Cineclube apresenta: “Trash - A Esperança Vem do Lixo”

26/11/2025 21h44
Proposta da sessão de quinta-feira é debater desigualdade e direitos humanos
...
O filme é dirigido por Stephen Daldry e escrito por Richard Curtis. Crédito Imagem./ Divulgação

O 8º semestre do Curso de Psicologia  da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago promove, dentro da disciplina de Realidade Brasileira, mais uma sessão cineclubista voltada a ampliar o olhar sobre as urgências sociais do país. Desta vez, a obra escolhida pela curadoria formada por Ana Luiza Maximiliano, Bianca Ferrari, Daniele Lima, Manuella Mattos, Milene Nicolae e pela professora Rosângela Montagener, é Trash -  A Esperança Vem do Lixo, filme que costura, com ritmo pulsante, um retrato da desigualdade urbana brasileira.

 

A narrativa acompanha três garotos que vivem e crescem em meio ao lixão do Rio de Janeiro. Ali, onde o cotidiano parece feito de sobras e silêncio, o encontro inesperado de uma carteira desencadeia uma perseguição violenta.

 

Entre a precariedade e a coragem que move quem não pode recuar, os garotos encontram apoio em figuras que desafiam a indiferença: o padre Ricardo, cuja atuação no lixão ergue pequenas pontes de dignidade, e a professora Olivia, que tenta fazer com que a história dos meninos ultrapasse a cerca invisível da exclusão.

 

A sessão acontece em frente ao Bar da URI, no estacionamento, às 19h30, e é aberta para comunidade acadêmica e externa. A ideia é  refletir sobre desigualdade social, violência estrutural, direitos humanos e a persistência de esperança que brota mesmo em territórios onde o Estado costuma chegar apenas como sombra.

O Cineclube propõe um espaço de conversa e cruzamento de perspectivas. Além disso, desafia todos a pensar o Brasil real, onde tantas infâncias seguem disputando o futuro no fio da sobrevivência.

A organização convida toda a comunidade a participar desta noite de cinema e reflexão à luz das estrelas.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?