Blog





Coleção “Meu Vertebrado Favorito” mobiliza alunos em projeto interdisciplinar na Escola da URI

24/10/2025 10h49
A iniciativa envolve as disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Tecnológica (ZOOM) e Artes, promovendo uma aprendizagem prática e criativa
...
Produções interdisciplinares que unem pesquisa, tecnologia e expressão artística. / Crédito: Escola da URI

A interdisciplinaridade tomou conta das salas de aula da Escola de Educação Básica da URI com o desenvolvimento do projeto “Meu Vertebrado Favorito”, que vem sendo trabalhado junto aos alunos dos 7º anos, sob a orientação das Professoras Arine Frizzo, Jéssica Cantele, Cristiane Cortese, Mariani Aquino e Adriana Madrid.

A proposta desafia os estudantes a explorarem o universo do subfilo Vertebrata sob diferentes perspectivas, unindo ciência, arte, matemática, escrita e tecnologia. Mais do que um simples trabalho escolar, o projeto tem se configurado como uma experiência de aprendizagem significativa, estimulando a pesquisa científica, a produção textual, o raciocínio lógico e a inovação tecnológica.

Durante o processo, os alunos realizaram pesquisas sobre espécies representativas de cada classe dos vertebrados, elaborando textos descritivos e informativos, origamis matemáticos dos animais estudados e protótipos de aplicativos desenvolvidos em grupo. As produções artísticas também ganharam destaque, com modelos em 3D e peças em MDF, resultado da integração entre arte e tecnologia.

O projeto foi conduzido por meio de uma metodologia colaborativa e investigativa, envolvendo aulas expositivas, pesquisas orientadas, oficinas de matemática aplicada e experimentos com recursos tecnológicos. As apresentações, que estão acontecendo nesta sexta-feira, marcam a culminância dessa jornada de descobertas e aprendizagens interdisciplinares.

Mais do que apresentar resultados, os alunos estão vivenciando uma experiência que fortalece o trabalho em grupo, a criatividade e a autonomia, elementos essenciais na formação integral promovida pela Escola da URI.

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?