Na tarde da última sexta-feira (26), o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, reuniu-se para dar as boas-vindas aos novos membros do órgão. A ocasião ainda serviu para a apresentação da Plataforma Brasil, um ambiente eletrônico voltado para as avaliações, além dos principais tópicos das normativas que orientam as pesquisas.
O CEP é um órgão colegiado interdisciplinar vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o qual analisa os projetos de pesquisa com seres humanos. Com papel consultivo e educativo, o CEP busca defender os participantes das pesquisas desenvolvidas na URI Santiago, com intuito de promover discussões no que tange aos aspectos éticos das pesquisas.
A reunião, realizada junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), recebeu a Professora Ma. Eliane de Fátima Manente, coordenadora titular; a Profa. Dra. Camilla Biazus, coordenadora adjunta; a Profa. Dra. Amanda Gindri; o Prof. Dr. Diego Marques; a Profa. Ma. Sabrina Nadalon; o Prof. Me. Edmar Pereira; e a coordenadora do NUPEX, Aline Carlosso, secretária do CEP.
Conforme a coordenadora titular, a Profa. Eliane Manente, as expectativas para 2024 são positivas, visando ações ativas no Comitê.
- Já estamos trabalhando para promover uma formação continuada para docentes, pesquisadores e discentes, a respeito da Plataforma Brasil, assim como as orientações das Resoluções 466 de 2012 e 510 de 2016, principais documentos que regem a pesquisa com os seres humanos -, relata a coordenadora titular, Profa. Eliane Manente.
As reuniões acontecem às sextas-feiras na sala do CEP junto ao NUPEX.