As comunidades de São Vicente do Sul, Unistalda e Capão do Cipó receberam, nos dias 1º e 2 de setembro, as Assembleias Intermediárias do Processo de Consulta Popular 2025/2026, promovidas pelo Corede Vale do Jaguari. Os encontros reuniram lideranças locais, autoridades e a população, em um importante momento democrático para definir os rumos do desenvolvimento regional.
Na segunda-feira (1º), a Sala de Reuniões da Prefeitura de São Vicente do Sul sediou a primeira Assembleia Intermediária, conduzida pelo presidente do Corede Vale do Jaguari, Professor Júlio Wincher Soares, Diretor Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago. Já na terça-feira (2), as atividades aconteceram em Unistalda, pela manhã, e em Capão do Cipó, à tarde.
Durante as reuniões, foram eleitos os delegados que representarão cada município na Assembleia Ampliada, marcada para o dia 18 de setembro, na URI Santiago, além da definição das 10 demandas prioritárias, escolhidas a partir do Caderno de Elegíveis, que orientarão os futuros investimentos na região.
Nesta quarta-feira, 3 de setembro, o processo segue com encontros em Santiago/Nova Esperança do Sul, às 10h, na Câmara de Vereadores de Santiago, e em Jaguari/Cacequi, às 15h, na Câmara de Vereadores de Jaguari. A agenda continua na quinta-feira (4), contemplando os municípios de Mata e São Francisco de Assis.
O Processo de Consulta Popular 2025/2026 destina, neste ano, R$ 2.057.000,00 ao Vale do Jaguari, consolidando-se como um instrumento de participação popular que garante voz ativa à comunidade na definição das políticas públicas.
Confira o calendário completo das Assembleias Intermediárias:
01/09 – São Vicente do Sul, 13h30, Sala de Reuniões da Prefeitura.
02/09 – Unistalda, 9h, na Câmara Municipal.
02/09 – Capão do Cipó, 15h, na Câmara Municipal.
03/09 – Santiago e Nova Esperança do Sul, 10h, na Câmara Municipal de Santiago.
03/09 – Jaguari e Cacequi, 15h, na Câmara Municipal de Jaguari.
04/09 – Mata, 14h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
04/09 – São Francisco de Assis, 18h, na Câmara Municipal.
Papel da URI Santiago
Parceira do Corede Vale do Jaguari, a URI Santiago será sede da Assembleia Ampliada, reunindo todos os delegados eleitos da região no dia 18 de setembro. Para a Universidade, integrar esse processo é reafirmar seu compromisso com o fortalecimento da cidadania, a união regional e a promoção do desenvolvimento sustentável do Vale do Jaguari.