Na última segunda-feira (28), uma comitiva do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Jaguari, presidido pelo professor Júlio Cesar Wincher Soares, Diretor Geral da URI Santiago, esteve em Porto Alegre participando do Fórum Democrático sobre Políticas Sustentáveis para o Meio Ambiente. O evento foi realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e reuniu representantes de todos os Coredes do Rio Grande do Sul.
A proposta do encontro foi capacitar gestores públicos e lideranças regionais para a criação e execução de políticas sustentáveis, fortalecendo o papel dos Coredes como agentes estratégicos do desenvolvimento regional. A comitiva da região foi composta, além do presidente Júlio Soares, pelos vereadores Éldrio Machado (Santiago) e Si Nazário (Unistalda), que integram a diretoria da entidade.
Durante o Fórum, autoridades de destaque como o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o gestor do BRDE, Ranoldo Vieira; o governador Eduardo Leite; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, participaram de palestras e debates que abordaram os desafios e as possibilidades da sustentabilidade no contexto das políticas públicas.
Além do evento na UFCSPA, a comitiva visitou o Tribunal de Contas do Estado, onde foi recebida pelo santiaguense Marco Peixoto, presidente da instituição. A visita teve caráter técnico, incluindo uma consulta sobre boas práticas de gestão.
Embora a viagem tenha sido conduzida no âmbito do Corede, a URI Santiago, que abriga a sede do Conselho em seu Câmpus, também se beneficia diretamente da iniciativa. Segundo o professor Júlio Soares, muitos dos aprendizados e das discussões vivenciadas durante o Fórum serão compartilhados com a comunidade acadêmica da Universidade, em especial nas áreas ligadas ao meio ambiente, políticas públicas, educação e desenvolvimento regional.
- Estar presente nesses espaços amplia nossa visão sobre o papel das instituições na construção de políticas sustentáveis. Essa conexão entre Corede e Universidade é um diferencial que enriquece a formação dos nossos estudantes e fortalece o nosso compromisso com a região -, destacou o Diretor Geral.
A URI Santiago reafirma, assim, sua missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Vale do Jaguari, conectando educação, gestão pública e inovação social.