O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Jaguari, por meio de seu presidente e Diretor Geral da URI Câmpus de Santiago, Professor Julio Cesar Wincher Soares, e integrantes da atual diretoria, realizou, na última quinta-feira, 15 de janeiro, uma agenda de visitas institucionais junto ao Governo do Estado, na cidade de Porto Alegre.
A principal atividade da agenda foi uma reunião com a presidência e a diretoria do Badesul – Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A., na qual foram debatidos diversos assuntos de interesse da comunidade regional. Entre os temas abordados, destacaram-se as possibilidades de financiamento para investimentos estratégicos, com foco no fortalecimento econômico e no desenvolvimento do Vale do Jaguari.
Participaram do encontro o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), ex-deputado e ex-prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, acompanhado de seu assessor Hélio Emelau; o presidente da Câmara de Vereadores de Santiago e coredeano, Éldrio Machado; Fabiano Marcon (URI/Corede); e Ricardo Monteiro, do Sine/FGTAS, representando a região do Vale do Jaguari.
Durante a reunião, foram elencados importantes temas e ações que passarão a integrar a pauta permanente de debates e discussões sobre o desenvolvimento regional, reforçando o papel do Corede na articulação entre instituições públicas, privadas e a comunidade.
Ao final do encontro, ficou encaminhada a participação do Badesul em um Seminário de Desenvolvimento Regional, a ser realizado ao longo de 2026, quando diretores e técnicos da instituição deverão apresentar oportunidades de negócios, linhas de financiamento e instrumentos de fomento voltados ao desenvolvimento do Vale do Jaguari.