Blog





Curso de Psicologia da URI segue com a programação de cinema no mês de novembro

17/11/2025 16h47
Serão apresentados os curtas-metragens “Além de Pablo” e “A Dama do Estácio”
...
Exibições da noite de terça-feira. Crédito Imagem./ Divulgação

O II Semestre do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago promove na terça-feira (18) mais  uma noite especial de cinema, com a exibição de dois curtas-metragens nacionais: Além de Pablo e A Dama do Estácio. O evento ocorre no Auditório da Universidade e contará com sessões seguidas de debate.

 

A programação inicia às 19h com “Além de Pablo”, filme do diretor Ebner Gonçalves. Com duração de 21 minutos, a obra mergulha na vida de um homem de 42 anos, afastado da família e da sociedade, que busca ajuda psiquiátrica. Durante a consulta, sua realidade mental começa a se distorcer, gerando conflitos entre os personagens criados por sua própria mente.

 

O personagem principal, Pablo, sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), e a narrativa busca desmistificar o tema e ajudar a diminuir o preconceito em relação a essas condições. Após a exibição, o debate será conduzido pelas acadêmicas Giovana Lopes, Hemily Santos, Laura Bahú e Thainá Oliveira, junto da Profa. Rosângela Montagner.

 

Às 20h30, tem início a segunda sessão da noite, com o curta “A Dama do Estácio”, dirigido por Eduardo Ades. Com 22 minutos de duração, o filme apresenta Zulmira, uma personagem obcecada pela ideia da própria morte. Ela não quer deixar para ninguém a responsabilidade pelo seu funeral e, determinada, não aceita morrer sem antes adquirir um caixão caro e confortável para seu descanso eterno. Para realizar esse desejo mórbido, Zulmira busca a ajuda de um amigo e amante.

 

A curadoria desta sessão é de Ana Girardi, Isabela Preto e Marisol Machado, que, junto da Profa. Rosângela Montagner, também mediarão o debate após a exibição.

 

A atividade é uma oportunidade para apreciar a produção audiovisual regional e nacional, além de promover reflexões profundas sobre saúde psicológica, sociedade e a condição humana. Toda a comunidade está convidada a prestigiar gratuitamente. 

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?