A egressa do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, Karolaine Härter e Silva, acaba de dar um passo importante em sua vida pessoal e profissional: a publicação de seu primeiro livro. Intitulada A Rosa da Meia-Noite, a obra de fantasia e ficção foi lançada oficialmente no dia 15 de agosto de 2025, pela Editora Viseu.
Apesar de sua formação acadêmica não estar diretamente relacionada à temática do livro, Karolaine destaca que a graduação teve papel fundamental no processo criativo.
- O ensino superior auxiliou principalmente na parte escrita, no vocabulário e na estruturação de texto. Minha jornada acadêmica em Medicina Veterinária não está ligada ao contexto do tema, mas foi durante a graduação que escrevi a obra -, contou a egressa.
A escrita começou em 2023, inicialmente como um hobby. Leitora assídua, a autora decidiu transformar o prazer pela leitura em prática.
- Comecei no final de 2023 a escrever, mais como diversão. Depois que iniciei, a história foi se desenvolvendo naturalmente. Tive alguns colegas, amigos e familiares que sabiam desde o início da minha produção, e sempre me apoiaram -, relembra a escritora.
O livro foi publicado cerca de seis meses após a formatura de Karolaine.
Sobre a obra
A narrativa acompanha Melian, uma jovem de 19 anos que vive no reino de Quiméria. Prestes a completar aniversário, ela descobre segredos sobre sua linhagem que transformam radicalmente o rumo de sua vida. Uma tragédia desencadeia sentimentos intensos e contraditórios, colocando-a diante de escolhas que envolvem amor, ódio, vingança e sobrevivência.
Segundo a sinopse, “sua vida vira de cabeça para baixo, mas sua força de vontade e esperança de ter um futuro a farão lutar com unhas e dentes, forçando-a a ser uma pessoa que nunca imaginou precisar ser.”
Entre os trechos impactantes da obra, destaca-se a fala da protagonista:
“Eu juro por cada gota do meu sangue, cada osso do meu corpo, que, se você encostar neles, eu vou te perseguir até o inferno e fazer você desejar que nunca tivesse me conhecido.”
Um futuro literário promissor
Karolaine afirma que este é apenas o início de sua trajetória como escritora. A Rosa da Meia-Noite já tem a confirmação de uma segunda parte, mas a autora revela que possui outras ideias em mente.
- Inicialmente comecei a escrever por curiosidade. Virou um hobby, e logo percebi que sentia ânsia por escrever. Esse foi o primeiro, mas quero continuar. Já penso em novas histórias e pretendo colocá-las no papel -, afirma a egressa.
Para a URI Santiago, é motivo de orgulho acompanhar a caminhada de seus egressos, que seguem conquistando espaços e desenvolvendo novos talentos. O lançamento de Karolaine reforça que a vida acadêmica vai além da sala de aula, inspirando trajetórias únicas e transformadoras.