Blog





Encontro Global do Grupo Mulheres do Brasil evidencia avanços e desafios na luta pelos direitos das mulheres

18/09/2025 16h27
Rosangela Montagner representa a URI em evento global sobre direitos das mulheres
...
O evento aconteceu de forma híbrida e foi transmitido para todos os países que possuem Núcleos. Crédito Imagem./ Internet.

 

Em 15 de setembro de 2025, o Grupo Mulheres do Brasil realizou o Encontro Global "Celebrando com Alegria", evento híbrido transmitido pelo YouTube, com a participação de mulheres de diversas cidades brasileiras, como Santiago, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e de núcleos internacionais, incluindo Braga (Portugal), Irlanda, Dubai, Paris e Porto (Portugal), totalizando 34 núcleos no exterior. A iniciativa constituiu um espaço de reflexão, compartilhamento de experiências e articulação de ações estratégicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, à educação e à saúde mental, reafirmando o compromisso do movimento com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

 

Fundado por Luiza Helena Trajano, o Grupo Mulheres do Brasil atua para acelerar a liderança feminina e ampliar a equidade racial, promovendo projetos estruturados e de longo prazo, como a Aceleradora de Carreiras, a inserção de mulheres em conselhos de administração, além do apoio à aprovação do Fundeb e ao fortalecimento do SUS, articulando políticas públicas com impacto social direto.

 

O evento ocorreu na data do Dia da Democracia, o que reforçou a importância da participação ativa das mulheres na vida política e social, elemento central para o avanço das políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de gênero. Durante o encontro, foram discutidos dados e estatísticas sobre violência de gênero, participação política e inclusão social, evidenciando a necessidade de estratégias intersetoriais para enfrentar os desafios estruturais que afetam mulheres em contextos urbanos e rurais.

 

Entre as iniciativas apresentadas, destacou-se o projeto “Manualidades Afetivas para filhos(as) de mães solos desabrigadas socioclimáticas”, desenvolvido na URI Santiago, sob coordenação da professora Rosangela Montagner, em parceria com o Núcleo Santiago do Grupo Mulheres do Brasil, coordenado por Rosangela Montagner e Josieli Miorim. O projeto objetiva promover acolhimento, afeto e resiliência emocional em crianças em situação de vulnerabilidade social, utilizando atividades manuais como instrumento de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

 

No encontro foram articuladas estratégias  entre universidades, movimentos sociais e instituições públicas para o desenvolvimento de políticas que promovam a igualdade de oportunidades, a redução das desigualdades e a proteção dos direitos das mulheres.

 

Assim, a  URI Santiago se fez presente por meio de sua docente Rosangela Montagner, cuja participação ativa se faz presente na universidade com a promoção da equidade de gênero e o engajamento em causas sociais relevantes. Sua atuação no Encontro Global demonstra que a universidade está alinhada com movimentos nacionais e internacionais que fortalecem a cidadania e ampliam os direitos das mulheres.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?