Blog





Escola da URI participa do 3º Seminário de Educação da FEMA em Santa Rosa

22/07/2025 14h32
Evento destacou práticas transformadoras para inclusão e acolhimento no ambiente escolar
...
Representantes da Escola da URI com o Dr. Thiago Castro, em evento em Santa Rosa. / Crédito: Escola da URI

Na noite da última segunda-feira, 21 de julho, uma equipe da Escola de Educação Básica da URI Santiago participou do 3º Seminário de Educação da FEMA, realizado no Centro Cívico e Cultural Antonio Carlos Borges, em Santa Rosa (RS). O evento teve como tema “Caminhos para uma Educação Transformadora: Inovação, Inclusão e Oportunidades para Todos”, reunindo educadores, psicólogos e especialistas em um diálogo potente sobre práticas que qualificam a atuação profissional frente aos desafios da diversidade no contexto escolar.

Representaram a URI Santiago a professora Caroline Pavanelo, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, as docentes Bibiana dos Santos e Taciele Tolfo (2º ano), a educadora especial Elizandra Conterato e a psicóloga Andréa Ramos.

Durante a programação, o médico pediatra e referência nacional em neurodesenvolvimento, Dr. Thiago Castro, conduziu a palestra “Entendendo o Autismo no Ambiente Escolar e a Atuação dos Profissionais”, abordando estratégias de acolhimento e apoio a crianças e adolescentes com TEA, TDAH e TOD. Também integrou o seminário a psicóloga Daniella Freixo de Faria, com a palestra “Sala de Aula, Lugar de Encontro”, reforçando a importância do vínculo e do cuidado emocional na aprendizagem.

Para a professora Caroline Pavanelo, o encontro foi uma oportunidade de renovação do compromisso com uma educação inclusiva e sensível às individualidades dos estudantes:

- Vivenciar momentos como este fortalece ainda mais o trabalho que já desenvolvemos na Escola da URI. Estar em constante formação é essencial para que possamos ampliar nosso olhar e compreender as necessidades específicas das crianças com responsabilidade, afeto e técnicas mais assertivas. A troca de experiências e os conhecimentos compartilhados nos motivam a seguir buscando práticas pedagógicas cada vez mais humanizadas e pautadas em evidências científicas -, afirmou a coordenadora Caroline Pavanelo.

A Escola da URI já possui um trabalho consolidado na área da educação especial, promovendo o atendimento educacional especializado e práticas interdisciplinares que garantem o direito de aprender com qualidade a todos os estudantes. A participação no evento reafirma o compromisso da instituição com uma formação que transforma, acolhe e potencializa.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?