Blog





Escola da URI promove Ciclo Formativo voltado à humanização e à qualificação profissional das monitoras escolares

17/06/2026 14h45
Primeiro encontro reuniu monitoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais para reflexões sobre afetividade, mediação pedagógica e desenvolvimento humano no ambiente escolar
...
Ciclo Formativo é realizado na Escola da URI. / Crédito: Escola da URI

A Escola de Educação Básica da URI Santiago realizou, no dia 15 de junho, o primeiro encontro do Ciclo Formativo de 2026, iniciativa voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento da formação humana das monitoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. A atividade foi conduzida pela coordenadora pedagógica da Escola, Professora Mestre Caroline Legramante Martins Pavanelo, reunindo as profissionais em um momento de estudo, reflexão e construção coletiva de conhecimentos.

Com o tema “Monitoria Escolar: trajetória de formação humana e qualificação profissional”, o encontro teve como objetivo valorizar e ressignificar as experiências das monitoras no contexto educacional, destacando a relevância da mediação afetiva, da qualidade pedagógica e da humanização das relações estabelecidas no cotidiano escolar.

A programação iniciou com a dinâmica denominada “Bolo da Sorte”, que utilizou pensamentos de importantes educadores, como Paulo Freire, Rubem Alves e Antonio Nóvoa, para fomentar reflexões sobre os desafios da educação contemporânea. A atividade oportunizou debates acerca da inexistência de fórmulas prontas para o ensino, reforçando que os processos educativos exigem sensibilidade, escuta, embasamento teórico e constante reflexão sobre a prática pedagógica.

Ao longo do encontro, também foram abordados conceitos relacionados à Neurociência Cognitiva e à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, enfatizando a importância da amorosidade, do acolhimento e das interações qualificadas para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de experiências educativas significativas.

As monitoras participaram ainda de atividades em grupo, discutindo temas relacionados ao papel da monitoria escolar, à influência da mediação pedagógica no desenvolvimento infantil e ao impacto de suas ações na trajetória das crianças. As reflexões resultaram na elaboração de mapas mentais e na socialização de ideias construídas coletivamente.

Como parte do aprofundamento teórico, o grupo realizou a leitura e o estudo do artigo “Ensinar é um ato de amor: a afetividade como potência transformadora na educação”, de autoria de Franciele do Nascimento Corrêa de Paula Silveira, publicado na Aurum Revista Multidisciplinar em 2025. O texto serviu como base para discussões sobre a afetividade como elemento essencial na construção de práticas educativas transformadoras.

Segundo a Profa. Caroline Pavanelo, a proposta está alinhada aos princípios institucionais da URI. 

 - O estudo vem ao encontro da missão institucional da URI e de sua concepção comunitária, que prima pelas relações humanas e pelo humanismo. Encontros formativos dialogados e pautados em estudos inspiram o movimento individual e a qualificação do grupo -, destaca.

O encontro foi encerrado com uma reflexão individual sobre as práticas desenvolvidas pelas monitoras nos diferentes espaços escolares, incentivando a identificação de atitudes capazes de promover transformações positivas tanto em sua atuação profissional quanto nas experiências vivenciadas pelas crianças.

A iniciativa integra o compromisso permanente da Escola da URI com a formação continuada de seus profissionais, fortalecendo práticas pedagógicas fundamentadas na humanização, na reflexão crítica e na excelência educativa. O Ciclo Formativo terá continuidade ao longo do mês de julho, com mais três encontros e a participação de convidados especiais, ampliando as oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento para o grupo.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?