A Escola de Educação Básica da URI Santiago retomou, neste semestre, a metodologia dos Círculos de Paz com os estudantes dos Anos Iniciais. A atividade integra as ações voltadas à promoção da comunicação não violenta e ao fortalecimento das práticas restaurativas no ambiente escolar.
A primeira vivência contou com a participação das facilitadoras Flávia Luz Moreira e Marlene Andres, integrantes do Núcleo de Práticas Restaurativas (NUPRA) de Santiago. A ação foi articulada pela Coordenadora Pedagógica, Professora Me. Caroline Pavanelo, que também atua como facilitadora da metodologia, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2024 junto à comunidade escolar.
Neste primeiro momento, os encontros envolveram as turmas dos terceiros anos. A proposta é ampliar a experiência para as demais turmas dos Anos Iniciais ao longo do semestre, contemplando também a Educação Infantil.
Por meio dos Círculos de Paz, os estudantes são convidados a compartilhar sentimentos, experiências e reflexões em um ambiente acolhedor e seguro, onde a palavra circula de forma respeitosa entre todos os participantes. A metodologia contribui para o desenvolvimento da empatia, da escuta ativa e da capacidade de diálogo, promovendo relações mais saudáveis dentro e fora da escola.
A iniciativa reforça o compromisso da Escola da URI Santiago com a formação integral de seus estudantes, incentivando, desde a infância, valores como respeito, colaboração, acolhimento e cuidado com as emoções. Em cada encontro, constrói-se um espaço de pertencimento e conexão humana, demonstrando que o diálogo é uma ferramenta essencial para a construção de uma cultura de paz.
Mais do que uma atividade pedagógica, os Círculos de Paz representam momentos de encontro e partilha que fortalecem vínculos, despertam a sensibilidade e aquecem o coração de todos os envolvidos.