Blog





Jaguari realiza I Conferência Municipal dos Direitos da Mulher com foco em democracia, igualdade e conquistas

14/08/2025 17h24
Autonomia, saúde, participação e diversidade foram temas abordados no encontro
...
Professora da URI destacou a importância da organização feminina./ Crédito: Arquivo Pessoal

Na manhã de terça-feira, 12 de agosto, o Clube União recebeu a I Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Jaguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e reuniu lideranças, autoridades e comunidade em um espaço de diálogo, troca de experiências e construção de propostas voltadas à equidade de gênero.

O momento central foi a palestra da Professora Rosângela Montagner, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago. A Prof. convidada pelo Conselho de Direitos das Mulheres e pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município em sua fala, destacou que as conferências municipais, sejam ordinárias ou livres são o locus onde se apresentam as primeiras demandas para a construção das futuras políticas públicas estaduais e nacionais para as mulheres, ressaltando que a participação democrática e cidadã atinge nesses espaços sua maior expressão.

- Esses encontros mostram o quanto é importante a organização feminina em todas as suas matizes -, afirmou a docente. 

A Profa. Rosângela apresentou os eixos temáticos que irão compor o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e, posteriormente, as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual Miguelina Vecchio e à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres:

  • Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho - Garantir independência financeira e acesso digno ao trabalho, promovendo capacitação, empreendedorismo, geração de renda e igualdade salarial.

 

  • Enfrentamento a Todos os Tipos de Violência Contra as Mulheres - Combater todas as formas de violência (física, sexual, psicológica, moral, patrimonial e institucional), fortalecendo a rede de proteção e acolhimento às vítimas.

 

  • Saúde Integral das Mulheres e Direitos Sexuais e Reprodutivos - Assegurar saúde física e mental, consultas ginecológicas, exames, planejamento familiar e respeito às decisões sobre seus corpos.

 

  • Participação Política e Fortalecimento Institucional - Ampliar a presença feminina em espaços de poder e decisão, lembrando que Jaguari conta com uma vice-prefeita, Elenice Catellan, e três vereadoras, todas presentes no evento.

 

  • Desenvolvimento Sustentável e Direito à Terra e Moradia - Garantir moradia digna, acesso à terra, saneamento e preservação ambiental.

 

  • Diversidade e Inclusão: Combate às Discriminações - Reconhecer que mulheres negras, indígenas, com deficiência, LGBTQIA+, ribeirinhas ou em extrema pobreza enfrentam desafios específicos, exigindo políticas públicas inclusivas.

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher de Jaguari contou com a participação  de diferentes setores e segmentos sociais, e de mulheres  comprometidas com o coletivo, a promoção da igualdade e a defesa dos direitos de todas as mulheres.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?