Blog





Partiu Futuro: conhecimento, juventude e comunidade em sintonia

21/10/2025 14h31
URI Santiago promove grande evento de encerramento de Projeto de Extensão
...
Coordenadores de Curso da URI Santiago participaram da abertura oficial do evento.

Na última sexta-feira (17), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago viveu um dos momentos mais vibrantes do seu calendário acadêmico. A Universidade acolheu estudantes de mais de 30 cidades da região, com a realização do Game Integrativo “Partiu Futuro: Próxima Fase, evento que marcou o encerramento do projeto de extensão Partiu Futuro - Conectando Você ao Mundo do Trabalho.

Idealizado para aproximar o ensino médio do ambiente universitário e profissional, o projeto promoveu ao longo do ano atividades formativas que estimularam a empregabilidade, as competências socioemocionais e o protagonismo juvenil, em uma abordagem que alia teoria, prática e sensibilidade social.

O dia do Game Integrativo foi uma celebração a essa trajetória. Durante a manhã, as visitas guiadas aos laboratórios e Cursos da URI mostraram aos estudantes que o conhecimento acadêmico também se constrói com experimentação, troca e com curiosidade. A cada demonstração, os professores evidenciaram que a formação universitária é, antes de tudo, humana e comunitária.

Com práticas abertas, experiências interativas e muita troca humana, mostraram que o ensino não cabe só nas teorias rígidas. Ele pulsa quando há descoberta, alegria e relações reais. 

Após o almoço, o Câmpus se encheu novamente de energia. Entre picolés, pipocas e música, os jovens se reuniram sob o lonão principal para participar do Quiz Interativo, com perguntas inspiradas nos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A disputa foi marcada por entusiasmo e espírito colaborativo, simbolizando o diálogo entre o aprender e o viver.

 No pódio , destaque para:
- 1º Lugar: Escola Olavo Bilac (São Borja)
-  2º Lugar: Escola Arneldo Matter (São Borja)
-  3º Lugar: Escola Medianeira (Santiago)

Além disso, o Aluno Destaque do QUIZ recebeu 50% de desconto no primeiro semestre da graduação na URI, em 2026, como reconhecimento ao desempenho e ao compromisso com o aprendizado.

Mesmo sob chuva intensa, as escolas desfilaram com instrumentos, mascotes e muita criatividade, transformando a universidade em um cenário de alegria e pertencimento. Professores e estudantes mostraram que a educação é também resistência, cooperação e afeto, um espaço em que o conhecimento floresce entre pessoas que acreditam no poder transformador da comunidade.

   - Ser uma universidade comunitária é estar junto, é compreender que o conhecimento só tem sentido quando transforma a vida das pessoas. O Partiu Futuro é a expressão do nosso compromisso com a educação transformadora, que nasce do diálogo com a comunidade e retorna a ela em forma de oportunidades -, afirmou o Diretor-Geral da URI Santiago, Professor Júlio César Wincher Soares.

 

O encerramento do evento foi marcado por uma grande celebração, com DJ, pista de dança e Festa das Cores, representando a pluralidade da juventude e a vitalidade que move a URI Santiago.

Os 13 cursos da Universidade protagonizaram atividades práticas e interativas que demonstraram, de forma concreta, que ensinar é um ato vivo que une conteúdo e emoção, razão e sensibilidade, técnica e convivência.

Para o Diretor Acadêmico, Professor Izaque Machado Ribeiro, o projeto dá ênfase a dimensão humana da formação universitária:

   - Educar é despertar consciência. Ao conectar jovens ao mundo do trabalho com leveza, afeto e protagonismo, a URI contribui para a formação de profissionais mais éticos, empáticos e preparados para os desafios contemporâneos. Projetos como esse revelam a potência da educação que humaniza.

Assim, entre chuva, muitas cores e celebração, o Partiu Futuro deixou claro a essência comunitária da URI: uma universidade que acredita nas pessoas, que transforma conhecimento em pertencimento e que faz do aprender um ato coletivo, alegre e profundamente humano.




 

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?