As inscrições para o Catalisa ICT - Ciclo 02 foram prorrogadas até o dia nove (09) de março. Podem participar do programa: mestres, mestrandos, doutores e doutorandos com pesquisas de diversas áreas do conhecimento que tenham potencial de inovação.
O Catalisa ICT, articulado pelo Sebrae, é um programa em cooperação com entidades do ecossistema nacional de inovação. Voltado para pesquisadores tem como objetivo impulsionar negócios deeptech, convertendo pesquisas acadêmicas em inovações que contribuam para o fortalecimento tecnológico do Brasil e consequentemente fomentem o desenvolvimento social e econômico no país.
Afinal, o que é uma Deeptech?
As deeptechs, são startups ou negócios baseados em avanços científicos e tecnológicos de ponta. Diferem-se de outras startups, que muitas vezes se apoiam em modelos de negócios inovadores ou aplicações já existentes, as deeptechs surgem a partir de pesquisas complexas e descobertas científicas, exigindo um alto nível de expertise e investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
Esse modelo de startup trabalha com a convergência de tecnologias, geralmente com aquelas consideradas disruptivas, como inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia, robótica e energia limpa, focando na resolução de problemas globais ou criando mercados inteiramente novos.
No Catalisa ICT, o foco é impulsionar negócios deeptech, ou seja, transformar pesquisas acadêmicas e científicas em soluções práticas e inovadoras que possam ser comercializadas. A iniciativa busca conectar pesquisadores ao ecossistema de inovação, oferecendo apoio financeiro, capacitação, mentorias e uma série de recursos para que suas descobertas se tornem produtos ou serviços de alto impacto econômico ou social.
Quer saber mais?
Acesse o edital completo e fique sabendo de todas as informações para submissão da sua pesquisa. Para sanar dúvidas e maiores informações entre em contato pelo e-mail: catalisaict@sebrae.com.br.