Blog





Planejamento turístico de Santiago conta com participação da URI

03/07/2025 18h58
Universidade esteve representada por seus docentes em oficina de construção do Plano Municipal de Turismo de Santiago
...
URI colabora na construção do Plano Municipal de Turismo de Santiago./ Crédito Imagem Divulgação

Na última quarta-feira (02), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, esteve representada na Oficina de Construção do Plano Municipal de Turismo do município. A participação ocorreu por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), evidenciando o comprometimento da Universidade com o desenvolvimento regional.

A oficina foi promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e conduzida pelo gestor do Sebrae, Carlos Karsten, com a colaboração das turismólogas Rozéli Azi e Vânia Reis. O encontro foi aberto à participação de empreendedores do comércio e da prestação de serviços, além de agentes políticos e culturais locais.

A URI Santiago foi representada pelo gestor do PMTVJ, Professor Higor Machado, e pelas Professoras Rosângela Montagner e Clarissa Obem dos Santos.

Durante a atividade, foram aplicadas metodologias de análise situacional para identificar pontos fortes, fragilidades, oportunidades e ameaças relacionadas ao setor turístico de Santiago. Também foram debatidos elementos fundamentais para o plano, como a Missão, Visão e os Valores que orientarão o desenvolvimento estratégico do turismo local.

Segundo a Profa. Clarissa, a oficina representou uma etapa essencial do processo:

- Foram discutidas estratégias e metodologias para nortear a construção do plano de forma participativa, visando o fortalecimento da identidade turística de Santiago -, destacou a docente.

Além disso, a iniciativa busca promover o planejamento integrado e sustentável do setor, valorizando os recursos culturais, naturais e históricos do município. Nesse sentido, o gestor do PMTVJ, Prof. Higor Machado, ressaltou a importância da colaboração entre diferentes segmentos da sociedade:

- É uma grande satisfação para nós, enquanto universidade e polo tecnológico, participar ativamente da construção do Plano Municipal de Turismo. Este é um momento estratégico para pensarmos o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, aproveitando o potencial econômico, cultural e tecnológico que possuímos -, destacou o Prof. Higor.

Para o secretário municipal de Turismo e Cultura, Márcio Brasil, o plano será um instrumento fundamental para consolidar Santiago como destino turístico na região central do Rio Grande do Sul:

- A construção do Plano Municipal de Turismo é essencial para organizar as ações do setor, atrair investimentos e tornar Santiago ainda mais atrativa para visitantes e investidores -, destacou o secretário, Márcio Brasil.

O Plano Municipal de Turismo de Santiago está em consonância com a proposta da região turística Vale do Jaguari, que busca valorizar os elementos identitários do território como suas raízes culturais, paisagens naturais, espiritualidade e o estilo de vida tranquilo característico da região.

A elaboração do plano também contou com o apoio de diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento local, como o Sebrae, Sicredi, Instituto Federal Farroupilha, Geoparque Raízes de Pedra e o Consórcio Caminho das Origens.

A participação da URI neste processo destaca seu papel como instituição comunitária comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a universidade busca contribuir ativamente para a construção de políticas públicas que dialoguem com as potencialidades e necessidades locais, colocando-se à disposição para colaborar com iniciativas que fortaleçam a identidade e o crescimento das comunidades do Vale do Jaguari.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?