No dia 18 de novembro, aconteceu a solenidade de posse da nova gestão do Diretório Acadêmico de Direito (DAD) “Moysés Vianna” da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, marcando o início de seu mandato bienal. O evento constituiu um ato formal de transição democrática no interior da academia, reunindo discentes, docentes e a coordenação do Curso.
No momento da posse esteve presente o Diretor Acadêmico da URI, o Professor Izaque Machado Ribeiro, que destacou a importância do espaço de representação que o DAD assegura, que permite voz ativa do corpo discente na governança universitária, fundamental para a vitalidade e a pertinência da Instituição.
- Apoiamos e valorizamos o DAD como um agente imprescindível em nosso projeto educacional. Que esta nova gestão seja marcada pelo diálogo profícuo, pela coragem nas iniciativas e pela incessante busca por uma formação jurídica que seja, em sua essência, humanista, crítica e comprometida com a democracia, - acrescentou o Diretor Acadêmico.
A Profa. Me. Fabiana Barcelos da Silva Cardoso, coordenadora do Curso Direito destacou em sua fala a centralidade institucional e pedagógica do Diretório.
- Enquanto coordenação, entendo que o Diretório Acadêmico de Direito (DAD) Moysés Vianna da URI Santiago, é tradição. Ainda, é relevante porque fortalece a representação estudantil, promove a participação democrática dentro da Universidade e contribui para a formação cidadã dos futuros juristas. Ele funciona como espaço de diálogo, defesa de direitos e prática de valores democráticos -, ressalta a coordenadora do Curso.
A docente ainda ponderou sobre o cenário nacional destas entidades, em tempos que são difíceis as representações discentes em Diretórios Centrais pelo Brasil, destacando o orgulho do Curso de Direito em ter pessoas dedicadas a contribuir com um espaço coletivo e de voluntariado.
Os Diretórios Acadêmicos vão al´me de a mera função associativa, assumindo um duplo papel fundamental onde são canais legítimos de interlocução entre o corpo discente e a administração universitária e, simultaneamente, espaços de aprendizado.
Neles, os estudantes vivem de forma prática, dimensões essenciais da vida profissional e cívica, tais como a gestão administrativa, a liderança, a negociação política e a organização coletiva. No caso específico da formação jurídica, essa vivência é particularmente salutar, pois aproxima o acadêmico de dinâmicas que reproduzem a complexidade do espaço público e da advocacia de interesses.
Foram investidos nos respectivos cargos os seguintes discentes:
Presidência: Manoel Omar Barbosa Gonçalves
Vice-Presidência: Ana Andressa Soares da Silva
Secretaria Geral: Kamila Melo
Secretaria Adjunta: Ana Carla Lançanova Trindade
Segunda Secretária: Carlos André Araújo Ribeiro
Tesouraria Geral: Eyke Keytel Dorneles Soares
Imagem Pública: Mariana Gubert Biscaíno
Protocolo: Giovana Viero Bravo
Diretoria Social: Matheus Rebelato Moraes
Diretoria Esportiva: Luiz Gustavo Trombini
Presidência da Atlética: Vitor Saragoso Bueno
Diretoria de Marketing: Gabriela Minuzzi Piecha
Secretaria-Geral da Atlética: Fabrício Rodrigues
Secretaria Adjunta da Atlética: Marlon da Silva Oliveira
O momento também serviu para o reconhecimento da gestão anterior (2024-2025), integrada pelos discentes Vandré Jeiel Bissaco, Samuel Neusser, João Vitor Schmidt, Alana Sinigaglia, Dannyele Ristow, Giovana Nicoli, Maíra Lopes, Willian Gabriel Arnort e Eliane Silveira.
O acadêmico Carlos Eugênio Espig, membro do DAD, apresentou um balanço sintético das principais realizações do último biênio, cuja diretriz foi “a união e o fortalecimento dos acadêmicos do Curso de Direito”. As conquistas elencadas foram:
Reforma Estatutária: Atualização do estatuto e reconfiguração de cargos para adequação às necessidades contemporâneas da representação.
Institucionalização do Setor Esportivo: Criação e estruturação da Associação Atlética do Curso de Direito, entidade subordinada ao DAD com a finalidade de representação em competições desportivas.
Fomento à Produção Científica: Organização de eventos de cunho acadêmico, com destaque para o I EXPOIURIS, que promoveu ciclos de debates com juristas de expressão nacional e estadual.
Participação em Simulação de Alto Nível: Articulação, em conjunto com a Coordenação do Curso, da primeira equipe representante da URI Santiago no I Julgamento Simulado do Supremo Tribunal Federal (STF Moot), projeto que alcançou reconhecimento em âmbito estadual e nacional.
Por fim, a URI felicita os membros da nova diretoria pela assunção de suas funções e Reconhece o DAD Moysés Vianna como um agente imprescindível no espaço universitário, articulador de iniciativas que enriquecem a formação discente e fortificam a interface entre a universidade e a sociedade.
A nova gestão assume, portanto, a responsabilidade de dar continuidade a um legado marcado pela representatividade, inovação e excelência acadêmica, contribuindo para o permanente aprimoramento do Curso de Direito desta instituição.