O Professor Marcos Franken, do Curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, acaba de ter um artigo científico publicado na renomada Revista Arquivos de Ciências do Esporte, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Intitulado “Avaliação das escolhas nutricionais pré-treinamento de alta intensidade por nadadores competitivos”, o estudo é resultado de uma sólida parceria entre pesquisadores do Brasil e de Portugal.
Além do Professor Marcos Franken, assinam o artigo os pesquisadores Mauro Gustavo Martins Pinto, Rodrigo Cauduro Oliveira Macedo, Flávio Antônio de Souza Castro e Nuno Casanova Martins, vinculados ao Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada e ao Instituto Piaget (ambos de Almada, Portugal), à Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo o Prof. Marcos Franken, a pesquisa evidencia a importância da orientação nutricional no contexto esportivo, especialmente em treinos de alta intensidade.
- O estudo apontou que os nadadores avaliados apresentaram ingestão inadequada de energia e carboidratos em relação às recomendações para esse tipo de treinamento, o que pode comprometer o desempenho e a recuperação dos atletas -, destaca o docente.
A publicação reforça a relevância da personalização e do acompanhamento nutricional para atletas de alto rendimento, sendo um avanço importante na compreensão dos hábitos alimentares que antecedem treinos intensos.
A pesquisa teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está disponível na íntegra no link.
Turma recebeu profissional especialista para ministrar aula
Interessados ainda podem se matricular
Frederico Deponti Brasil se formou na 5ª Turma do Curso de Educação Física
Inscrições já estão abertas