Blog





Professor de Judô do Projeto Protagoniza Cipó atua como árbitro em torneio regional e destaca avanço das atividades no município

14/11/2025 14h25
Evento reuniu mais de 200 atletas de sete municípios e reforçou a integração esportiva na região
...
Sensei Gilson (E) acompanhado do Sensei Germano (D), durante 2º Torneio da Amizade. / Crédito: Divulgação

No último sábado, 9 de novembro, o Projeto Protagoniza Cipó — desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Capão do Cipó em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago — teve um importante destaque regional com a participação do seu responsável técnico de Judô, Sensei Gilson dos Santos Amaral Junior (Bombril), 3° Dan, como árbitro no 2º Torneio da Amizade, realizado em Unistalda (RS).

O evento foi sediado pela Equipe Pau Ferro de Judô, coordenada pelo Sensei Germano Goulart (6º Dan), e reuniu mais de 200 atletas das cidades de Unistalda, Santiago, Nova Esperança, São Borja, Uruguaiana, Alegrete e São Gabriel. As disputas contemplaram categorias que vão do sub-7 ao Master, promovendo um ambiente de integração e troca de experiências entre judocas de diferentes idades e níveis técnicos.

Representando o Projeto Protagoniza Cipó, a URI Santiago, a Prefeitura de Capão do Cipó e a E.M.E.F. Júlio Biasi, o Sensei Gilson recebeu o convite para integrar o quadro oficial de arbitragem do evento, ficando responsável pela condução da equipe de árbitros durante toda a competição.

Segundo ele, participar do torneio foi uma forma de reforçar o compromisso do projeto com o desenvolvimento do esporte no município:

- Foi um evento de excelente nível técnico, com grande organização e equipes parceiras da região. Mesmo sendo um projeto recente, já estamos colhendo frutos. Neste momento, os alunos ainda não têm condições de competir, mas representá-los na arbitragem foi uma forma de mostrar que estamos presentes e comprometidos com esse crescimento -, ressaltou o Sensei Gilson.

Todos os atletas receberam medalhas de reconhecimento e as equipes, representadas por seus responsáveis técnicos, foram premiadas com troféus de participação, reforçando o caráter educativo e integrador do torneio.

 

Judô como ferramenta pedagógica no ambiente escolar

Lançado em setembro de 2025, o Projeto Protagoniza Cipó visa promover a educação integral por meio de atividades esportivas, de lazer e de tecnologia. No eixo esportivo, as aulas de Judô são ofertadas no turno inverso aos estudantes do 3º ao 8º ano da E.M.E.F. Júlio Biasi, sob orientação do Sensei Gilson.

Com fundamento no Judô tradicional — conhecido como “caminho suave”, criado por Jigoro Kano —, o projeto trabalha princípios físicos, intelectuais e éticos, alinhados ao lema do fundador: “O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.”

- O Judô contribui para o desenvolvimento motor, psicológico e social das crianças. Subir ao tatame é um desafio que fortalece coragem, disciplina e autoestima. O mais importante é formar cidadãos melhores -, afirma o professor.

O educador também destaca a participação inclusiva das turmas e comenta a evolução dos grupos atendidos — que vão do 3º ao 8º ano, incluindo alunos do 2º ano e estudantes com necessidades específicas, como crianças do espectro autista:

- O projeto oportuniza que todos estejam dentro da escola, em um ambiente seguro, envolvente e educativo. O Judô foi transformador na minha vida e acredito profundamente no impacto dele na formação dos nossos alunos -, contribui Gilson.

 

Atividades seguem avançando no município

Além das aulas regulares, as ações do projeto seguem ampliando sua presença na comunidade. Na última quinta-feira, 13 de novembro, os estudantes participaram de um treinamento ao ar livre durante a Feira do Livro, em Capão do Cipó, momento que reuniu todas as turmas em uma integração especial no tatame montado pela equipe.

A coordenadora do projeto, Professora Rosângela Montagner, destaca a relevância do trabalho:

- O Protagoniza Cipó é uma iniciativa estruturante para a educação municipal. A parceria com a URI Santiago permite levar esporte, tecnologia e formação humana para dentro da escola, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades para nossas crianças e jovens -, concluiu a coordenadora, Profa. Rosangela.

Com foco em equidade, cidadania e desenvolvimento integral, o Projeto Protagoniza Cipó segue consolidando-se como uma ação estratégica entre a gestão pública e a URI Santiago, impactando positivamente a comunidade e oferecendo novos caminhos para o crescimento pessoal e social dos estudantes.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?