A Professora Carla Castanho, docente do Curso de Ciência da Computação e gestora do Polo de Ensino Digital da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus Santiago, foi uma das palestrantes da edição 2025 do Gramado Summit, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina, realizado de 4 a 6 de junho, na serra gaúcha.
O evento, que reuniu mais de 300 palestrantes, 11 trilhas de conteúdo e 7 palcos simultâneos, trouxe discussões relevantes sobre o presente e o futuro da tecnologia aplicada a diversas áreas da sociedade. A fala da docente ocorreu na quinta-feira (05), às 17h30, no Palco RS, onde dividiu espaço com outros 2 palestrantes. O tema abordado foi “Conectando Organizações e Tecnologias para o Desenvolvimento da Cidade e do Campo”, trazendo à tona o papel da inovação como ponte entre realidades urbanas e rurais, com foco em soluções sustentáveis e inclusão digital.
A Professora Carla Castanho é doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional, com pesquisa voltada à Identidade Digital Descentralizada. Sua trajetória acadêmica tem sido marcada pela integração entre educação, tecnologia e gestão pública, com forte ênfase na transformação digital de comunidades e instituições.
- O Summit traz pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. O que mais me chamou atenção neste ano foi o foco em tecnologia, marketing e um conceito novo: saúde social e a importância da convivência humana em tempos de interação constante com telas -, relatou a docente.
Além de assistir a palestras com nomes de referência nacional e internacional, Carla aproveitou a experiência para realizar networking com empresas e startups, algumas delas com potencial para parcerias com a universidade. Um dos destaques foi o contato com uma empresa de São Paulo interessada em projetos com estudantes de computação da URI, abrindo portas para futuras oportunidades.
O evento também contou com uma mostra de startups, onde jovens empreendedores apresentaram ideias inovadoras em tecnologia, cosméticos sustentáveis e produtos desenvolvidos com foco ambiental.
- É inspirador ver tanta inovação vindo de gente tão jovem, inclusive com representantes de Santa Maria e Santiago expondo suas soluções -, comentou a Profa. Carla.
Na sua fala no Palco RS, a Professora abordou a descentralização das identidades digitais e a crescente necessidade de proteger os dados do cidadão, especialmente frente ao avanço da inteligência artificial e ao uso massivo de logins vinculados a grandes corporações como Google, Facebook e Apple.
- Estamos entregando nossas informações para essas big techs o tempo todo. E muitas pessoas ainda não têm consciência disso. Acredito que o próximo grande salto tecnológico será na área da segurança de dados, pois os dados pessoais já são mais valiosos do que o próprio dinheiro -, afirmou a docente.
Carla alertou ainda para os riscos de manipulação política e econômica por meio de cruzamento de dados entre empresas e plataformas, além de destacar o uso de blockchain como alternativa segura e descentralizada de armazenamento de dados.
A docente também ressaltou o quanto a experiência no Gramado Summit pode ser valiosa para estudantes, pois é um ambiente de imersão em ideias novas, contato com diferentes culturas e profissionais de diversas áreas. Há, inclusive, a possibilidade de atuação como voluntário no evento, o que ajuda com o custo de participação.
A presença da Professora Carla Castanho no Gramado Summit traduz o movimento da URI Santiago em direção a uma universidade cada vez mais conectada com as tendências globais de ecossistemas de inovação. É nesse intercâmbio entre teoria e prática, sala de aula e mercado, que a URI se transforma continuamente impulsionada por educadores que não têm receio de aprender, experimentar e crescer junto com seus alunos.
O programa é aberto a estudantes de todos os Cursos e público externo, maiores de 18 anos, e oferece certificações oficiais do Google Cloud.
Profa. Carla Castanho passa a integrar iniciativa internacional do Google Cloud voltada à capacitação em Nuvem, Inteligência Artificial e Transformação Digital.
Ação voluntária integra tecnologia, cultura e serviço à comunidade local
Iniciativa do Curso de Ciência da Computação visa ensinar programação e conectar jovens ao mercado de trabalho
Evento reuniu especialistas, egressos e estudantes em quatro dias de troca de conhecimentos, experiências e conexões com o mercado de trabalho
Evento do Curso de Ciência da Computação acontece de 09 a 12 de junho
Evento é um dos maiores espaços de tecnologia, inovação e empreendedorismo da América Latina
Professora Carla Castanho e o acadêmico Marcelo P. Chequin têm artigo aceito no maior Congresso de Computação do Brasil
Noite de realizações marca a formatura do Curso de Ciência da Computação
Ação extensionista promoverá três minicursos