Um projeto que vem movimentando Santiago, mais precisamente, os jovens!
Criado com o objetivo de atender adolescentes entre 12 e 17 anos, a partir do desenvolvimento de oficinas, cursos, gincanas escolares, festival de talentos, torneios esportivos e outras ações que proporcionem vínculos importantes e promotores de vida e saúde mental, o projeto Olhar Adolescente busca levar os jovens a refletirem sobre suas vidas, potencialidades e possibilidades/expectativas de futuro, com maior autonomia e confiança. Mesmo que o público direto seja os adolescentes entre 12 e 17 anos, as famílias também são envolvidas no projeto.
As oficinas já iniciaram (fotos) e, entre elas, destaque para o 1º curso de empreendedorismo, trazendo várias abordagens, como comunicação, mundo do trabalho, educação tecnológica, projeto de vida etc. Já ocorreu também uma formação com o tema ‘Adolescência’, com a professora Dra. Ana Paula Bellochio Thones e a professora Dra. Camilla Biazus.
O Olhar Adolescente é realizado através da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago, prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sua execução vai até o fim de 2023.
Inscrições abertas (gratuitas):
- Para aulas de Judô e Muay Thai (turmas limitadas em 20 alunos – masculino e feminino). Inscrições na Secretaria de Esporte até 31 de março. É uma parceria com o projeto Bola pro Futuro.
- Para banda marcial, no CRAS Delci Viero Ruivo, bairro Missões.
- Oficinas de dança e capoeira ocorrerão no Clube União e também estão inscrevendo. A de capoeira será nas segundas, das 15h às 17h. A de dança às terças, mesmo horário. Inscrição pelo @olhar.adolescente ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
-Também ocorrerão oficinas de dança, capoeira e banda marcial na escola Cristóvão Pereira. Inscrições na própria escola para alunos da mesma.
Secretário conheceu o projeto
O Secretário de Estado de Assistência Social, Beto Fantinel, esteve na Universidade dia 1º de março e as equipes da URI e da prefeitura, com a presença do vice-prefeito de Santiago e dos diretores da Universidade, apresentaram o Olhar Adolescente ao gestor.
Resultados esperados
As expectativas são muitas, entre elas, promover o acolhimento de adolescentes, priorizando os que se encontram em maior situação de risco e vulnerabilidades; desenvolver potencialidades, prevenção e promoção de saúde, cidadania e autonomia, tornando-os protagonistas de seus projetos de vida, com maiores e melhores expectativas de futuro; fortalecer a rede, etc.
Quem faz
As ações são realizadas em parceria permanente com o COMDICA, junto das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Educação e Cultura, de Saúde e de Esporte e Lazer.
O que ocorre/ocorrerá
Oficinas de grafite, dança, rimas, imersão em empreendedorismo, Muay Thai, judô, além de festival de talentos, gincanas e torneios esportivos.
Oficinas de dança/capoeira ocorrem no Clube União, judô e muay thai, no Ginasião, capoeira, na escola João Eduardo Witt Schimtz, grafite, no CRAS Nery Machado, dança, capoeira e banda marcial, na escola Cristóvão Pereira, e banda marcial, no CRAS Delci.
Último dia para contribuir com a melhoria da nossa Universidade!
Processo ocorre até 09 de junho e envolve a participação de coordenadores, professores e alunos
Veja os dias e horários de funcionamento da Universidade
Processo auxilia para que melhorias sejam realizadas na Universidade
Processo auxilia para que melhorias sejam realizadas na Universidade
Processo auxilia para que melhorias sejam realizadas na Universidade
Processo auxilia para que melhorias sejam realizadas na Universidade
Ação oportuniza contribuições para uma Universidade ainda melhor
Processo pode ser realizado até o dia 30 de novembro