Na última segunda-feira (09), o Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago recebeu um encontro voltado à discussão de serviços e práticas de quem, diariamente, cuida da saúde da comunidade. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e reuniu profissionais de toda a rede.
A abertura ficou a cargo do Diretor Acadêmico da URI Santiago, Professor Izaque Machado, que destacou a importância do diálogo entre a Universidade e o sistema público de saúde.
Na primeira parte da tarde, aconteceu a palestra do psicólogo Dr. Diego Faria Corrêa da Costa, servidor da Secretaria Estadual de Saúde, doutor em Psicologia pela UFSM e atuante na Coordenação Regional da Rede de Atenção Psicossocial da 4ª CRS, em Santa Maria, que conduziu sua fala de acordo com o tema “Quem sou eu na fila do SUS?”.
Após a palestra, o público se dividiu em grupos e participaram de oficinas conduzidas pelos integrantes do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde Coletiva (NUMESC). Criado em 2006 e reativado em julho deste ano, o grupo reúne representantes da gestão municipal, dos serviços de saúde, da educação e do controle social.
A atual coordenação do Núcleo está sob responsabilidade de Claudete Moreschi, com a farmacêutica e Professora do Curso de Farmácia da URI, Liana Pedrolo Canterle na vice-coordenação, e conta ainda com a participação da Professora do Curso de Psicologia da URI, Marisângela Spolaor.
- O evento foi um sucesso, pois permitiu uma tarde de reflexão sobre o papel de cada colaborador dentro da rede do SUS. Agradecemos imensamente a nossa universidade, que cedeu o espaço para que o evento acontecesse com êxito -, destacou a Profa. Liana Canterle.
A presença da Universidade nesse espaço representa um passo importante para aproximar teoria e prática e, mais do que isso, fortalecer as políticas públicas de saúde em nível local.
Entre os mais de 350 presentes, esteve também a Secretária de Saúde, Silvana Oliveira, que acompanhou todo o encontro.
Assim, a URI mantém seus espaços abertos para encontros que promovem a integração de seus docentes às demandas do município.