A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago realizou, no dia 25 de novembro, mais uma edição do Universidade em Ação – Conhecimento em Movimento, evento que uniu o III Seminário de Projeto Integrador Extensionista (SPIE) e a VI Jornada Integrada da URI (JIURI). Reunindo estudantes da URI, de instituições externas e alunos do Ensino Médio, a programação fortaleceu o compromisso da Universidade com a socialização do conhecimento e com o desenvolvimento regional.
A edição deste ano marcou um avanço importante na proposta acadêmica do evento, especialmente com a implementação do envio de resumos e publicação de e-book com DOI, ampliando a visibilidade das produções científicas.
De acordo com a Professora Carla Castanho, integrante da comissão organizadora, o evento atingiu uma nova dimensão ao unir SPIE e JIURI:
- Foi uma evolução das outras edições. Antes trabalhávamos apenas com pôsteres; agora adotamos o envio de resumos e a publicação em e-book. A união entre SPIE e JIURI transformou tudo em um grande evento, envolvendo ensino médio, graduação, pós-graduação e os projetos integradores extensionistas -, ressalta a docente.
A Professora destacou ainda o papel do Universidade em Ação como espaço de formação acadêmica:
- É muito importante para que os estudantes aprendam a confeccionar resumos, apresentarem seus trabalhos e também apreciarem produções de outros Cursos. Essa socialização é fundamental, assim como apresentar para a comunidade tudo o que a URI realiza na área extensionista -, enfatiza Profa. Carla Castanho.
Já o Professor Maximiliano da Silva, também componente da equipe organizadora, reforça que o evento promove o protagonismo acadêmico:
- O Universidade em Ação fortalece as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas nos Projetos Integradores, que impactam diretamente a comunidade local e regional -, afirma o docente.
Ele destaca ainda os números que marcaram a edição de 2025:
9 de Ensino Médio
32 de graduação e pós-graduação
121 de Projetos Integradores
Mais de 400 apresentadores ao longo da noite
- A ampliação do evento, integrando SPIE e JIURI, alcançou diferentes públicos e fortaleceu o papel da URI na formação cidadã e na promoção da qualidade de vida das comunidades - , completa Prof. Maximiliano.
Além da participação expressiva da comunidade acadêmica, estudantes relataram como o evento contribui para sua formação. O acadêmico João Víctor Ferreira Cortes, do décimo semestre de Psicologia, apresentou um trabalho sobre determinantes sociais:
- Essa foi uma oportunidade de aprimorar meus conhecimentos e reunir minhas práticas e aprendizagens em um estudo científico. O evento facilita a participação dos alunos no município, sem a necessidade de deslocamentos, além de contribuir para o nosso currículo de forma gratuita e acessível -, relata o acadêmico.
Compromisso com a formação e a comunidade
Ao reunir pesquisa, extensão, inovação e educação básica, o Universidade em Ação reafirma a missão da URI como Universidade comunitária, comprometida com a integração entre academia e sociedade. A cada edição, o evento se firma como um espaço essencial para a produção, troca e divulgação do conhecimento, fortalecendo o papel da URI Santiago no desenvolvimento humano e regional.