A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago apresentou, na manhã da última quarta-feira (22), à Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul (RS) a proposta técnica para elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), em conformidade com a Lei Federal nº 10.257/2001- Estatuto das Cidades.
O encontro teve como pauta central as tratativas para a formalização da implementação do Plano Diretor de Infraestrutura, que deverá orientar de forma integrada o crescimento urbano e o uso racional dos espaços públicos e privados do município.
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento territorial e de gestão do desenvolvimento urbano, definindo diretrizes para o ordenamento do solo, a expansão equilibrada e a qualificação dos serviços urbanos. A revisão periódica do (PDDU) garante que as políticas públicas municipais acompanhem as transformações socioeconômicas e ambientais, assegurando uma gestão baseada em evidências e na participação social.
Com ampla experiência em projetos de desenvolvimento regional e territorial, a URI Santiago propõe a atuação de uma equipe técnica multidisciplinar, composta por docentes e profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharia Civil, Planejamento Urbano, Geotecnologias e Meio Ambiente. O trabalho prevê a utilização de metodologias atualizadas e de ferramentas analíticas que assegurem rigor técnico, transparência e eficiência nos processos decisórios.
O professor Higor Machado de Freitas enfatizou que a parceria com o poder público reflete a função social da universidade comunitária:
- A URI entende o planejamento urbano como um campo de produção de conhecimento interdisciplinar, capaz de gerar impactos estruturais na organização das cidades. Essa aproximação entre a Universidade e o município amplia as condições para um desenvolvimento territorial mais equilibrado e inovador, - explicou.
Participaram do encontro o prefeito Fernando Pilar Cézar, o vice-prefeito Bruno Altamir Ortiz Pinheiro, o secretário de Administração Frederico Rezer Bayer, o secretário da Fazenda Cléder Tatsch, o secretário do Planejamento Bruno Becker e a assessora jurídica Marisa Pivotto Zaboetski.
Representando a URI, estiveram presentes o Professor Higor Machado de Freitas, gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), a Pofessora Nelcy Denti Brum, arquiteta e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, o Professor Edmar Fabrício, coordenador do Curso de Engenharia Civil, o Professor Rodrigo Pinto, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o Secretário do COREDE, Éldrio Machado, e a analista de gabinete Andressa Ciscato.
Em sua manifestação, o prefeito Fernando Pilar Cézar destacou o caráter propositivo da iniciativa, mesmo não sendo uma exigência legal:
- Embora o município não tenha a obrigatoriedade de elaborar ou revisar o Plano Diretor, entendemos que essa é uma ação estratégica para qualificar o desenvolvimento urbano, - destacou.
A sinalização para a implementação representa o início de uma trajetória conjunta de pesquisa, planejamento e execução de políticas públicas no município, voltada às práticas urbanas sustentáveis e socialmente inclusivas.
A iniciativa expressa a dimensão pública e articuladora da URI, enquanto Universidade Comunitária, que atua de forma integrada com os municípios na formulação de estratégias voltadas ao fortalecimento institucional e ao avanço socioeconômico da região em que está inserida.
Ação integrou a campanha Janeiro Branco e reuniu professores, técnicos, bolsistas e estagiários do Câmpus e da Escola
Recurso advém de emendas parlamentares em parceria com a Prefeitura Municipal de Santiago
Reunião no gabinete da Direção-Geral reforça a URI como parceira estratégica para o desenvolvimento de ações no município
Nova oportunidade para ingressar em um dos 13 Cursos de graduação presencial da Instituição
Instituição estará em recesso de 17 de dezembro a 4 de janeiro, com retorno das atividades no dia 5, em horário especial
Iniciativa foi aprovada pelo Programa TechFuturo e apresenta soluções sustentáveis para a geração de energia renovável no Vale do Jaguari
Acordo garante a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional e empreendedorismo no município
Iniciativa voltada à promoção da diversidade, equidade e inclusão de pessoas idosas foi avaliada com 99 pontos
Professora da URI Santiago, Rosângela Montagner, toma posse como conselheira titular em cerimônia no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre
Iniciativa foi escolhida entre projetos gaúchos concluídos entre 2020 e 2025 e financiados por editais públicos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia