Blog





URI e Secretaria de Saúde alinham novas práticas de estágio para os Cursos da área da Saúde

03/09/2025 20h29
Reunião foi pautada pela mútua cooperação entre Universidade e município
...
Cursos da Saúde da URI alinharam novas possibilidades de colaboração com as políticas públicas de saúde do município. Crédito Imagem./ Divulgação.

Na manhã de 30 de agosto, aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde um encontro entre representantes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago e gestores da área da Saúde do município.

 

A reunião expôs a força de uma parceria que não é recente, mas que se renova a cada ciclo. Participaram do momento a Secretária de Saúde, Silvana de Oliveira Silva; o Diretor-Geral da URI, Prof. Júlio César Wincher Soares; o Diretor Acadêmico, Prof. Izaque Machado Ribeiro; a enfermeira Cristine Muller; além das Coordenadoras dos Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Biomedicina da instituição.

 

- Nosso objetivo foi fortalecer a intenção e a parceria que já é histórica da URI com o município, especialmente no campo das políticas públicas de saúde, - afirmou o Diretor Izaque.

 

Na mesa, foram discutidas possibilidades de ampliar cenários de prática, abrindo espaço para experiências inovadoras em saúde e para a contribuição singular de cada curso. A Secretária reforçou ainda a importância do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), como instância técnica de articulação sobre estágios na rede municipal, que deverão passar por esse núcleo, criando um canal mais estruturado de diálogo entre a Universidade e os serviços públicos.

 

A atmosfera foi de alinhamento e compromisso. Ao mesmo tempo em que se reconheceu o histórico de cooperação, apontaram-se caminhos para que a formação dos estudantes dialogue ainda mais diretamente com as demandas do sistema de saúde local. 

 

A reunião terminou deixando clara a convicção de que a integração entre Universidade, enquanto instituição comunitária, atenta às demandas do espaço quem que está inserida,  e município não é apenas desejável, mas necessária para qualificar tanto a prática acadêmica quanto o atendimento à comunidade.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?