Pensando em promover uma melhor condição de trabalho e qualidade de vida aos seus colaboradores, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, implementou a prática da Ginástica Laboral nas coordenações de Curso e nos setores Administrativos e de Apoio. A atividade ocorre semanalmente, sendo realizada no Câmpus e na Escola de Educação Básica da URI.
A iniciativa foi desenvolvida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da URI Santiago, com o intuito de inserir na rotina dos colaboradores da Instituição, a prática do exercício físico. A ação é ministrada pela Educadora Física, Rhamona Rocha.
A ginástica laboral consiste na prática de exercícios físicos de curta duração pelos colaboradores durante a sua jornada de trabalho. Sendo uma intervenção rápida, com duração média de 10 a 15 minutos.
Sendo assim, os exercícios são baseados em técnicas simples de respiração, alongamento, controle e entendimento corporal, bem como, reeducação postural e equilíbrio muscular.
De acordo com estudos, esse tipo de exercício evita não só o aparecimento de doenças ocupacionais, mas também de dores e lesões por esforço repetitivo. Além de promover benefícios aos sistemas muscular, fisiológico, cardíaco e respiratório. Desse modo, os exercícios promovem o aquecimento dos músculos que serão solicitados durante a execução das tarefas de trabalho.
Diante disso, a iniciativa promove que o colaborador desperte e fique mais disposto a enfrentar o dia. Além de interromper a monotonia operacional e compensar esforços repetitivos.
Comissão tem como objetivo priorizar a segurança de todos os colaboradores
Evento realizado pela CIPA recebeu colaboradores do Câmpus e da Escola de Educação Básica da URI
Ação foi realizada no Câmpus e na Escola de Educação Básica da URI
Atividade foi composta por Seminário de Segurança
Atividade é destinada aos colaboradores da URI Santiago
Ação é destinada aos colaboradores da URI Santiago
Encontro destinado aos Técnicos Administrativos e de Apoio, recebeu o Grupo Ellas de Santiago
Comissão é destinada à segurança dos colaboradores