A região do Vale do Jaguari recebeu uma excelente notícia nesta sexta-feira (26): a confirmação da liberação de R$ 991 mil para projetos voltados ao empreendedorismo, inovação e geração de renda. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago esteve diretamente envolvida nas articulações que garantiram o repasse dos recursos, através do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Jaguari, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional.
A confirmação do investimento foi feita pelo Corede Vale do Jaguari, após agendas realizadas em Porto Alegre com representantes do Governo do Estado. A comitiva, que contou com a presença do presidente do Corede e Diretor Geral da URI Santiago, Prof. Julio Wincher Soares, e do Professor Fabiano Marcon, coordenador do Curso de Administração, esteve reunida com a Diretora da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Kelly Ruas, e com a chefe de Divisão, Ádria Vizzoto.
Durante o encontro, foi oficializada a destinação do recurso, que corresponde a dois projetos aprovados nas Consultas Populares de 2022 e 2023. Os projetos foram atualizados e validados em 2025, graças à mobilização da atual diretoria do Corede.
Os projetos serão executados pela URI Santiago, Corede e municípios do Vale do Jaguari, fortalecendo a integração entre a universidade, os conselhos de desenvolvimento e o poder público municipal. Essa união de esforços potencializa o impacto das ações e amplia o alcance das iniciativas para diferentes comunidades da região.
Também participou da comitiva o representante da FGTAS/Sine Santiago, Ricardo Monteiro. A presença de instituições locais, como a URI Santiago, demonstra a importância da articulação entre ensino superior, poder público e entidades regionais na busca por melhorias concretas para a comunidade.
Apesar do avanço, o presidente do Corede, Prof. Julio Wincher Soares, destacou que ainda existem projetos da região que aguardam execução, totalizando mais de R$ 4 milhões em investimentos represados. A busca por soluções para essas pendências segue sendo uma prioridade nas tratativas com o Governo do Estado.
A URI Santiago segue comprometida com o desenvolvimento regional e se coloca à disposição para contribuir com iniciativas que promovam oportunidades e qualidade de vida para a população do Vale do Jaguari.