Blog





URI Santiago participa de reunião de alinhamento com OSCs via Escola de Desenvolvimento Social do RS

06/02/2026 10h34
Instituição teve projeto aprovado no Edital 01/2025 do FUNEPI, voltado à promoção da diversidade, equidade e inclusão de pessoas idosas por meio do canto
...
Reunião de alinhamento com as OSCs selecionadas no Edital FUNEPI. / Crédito: Divulgação

Na tarde do dia 05 de fevereiro, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), participou da Reunião de Alinhamento com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas no Edital 01/2025 do FUNEPI, promovida pela Escola de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul.

O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes, orientações e encaminhamentos relacionados aos projetos aprovados no edital, fortalecendo a articulação entre as OSCs e o Governo do Estado. A reunião foi coordenada por Cátia Siqueira, Coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) e vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

A URI Santiago teve aprovado o projeto “Educação Interseccional: Promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão de Pessoas Idosas por Meio do Canto em Santiago-RS”, que propõe trabalhar a educação interseccional sob as perspectivas da diversidade, equidade e inclusão (DE&I), utilizando o canto como metodologia central, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. A iniciativa busca contribuir para o envelhecimento ativo e inclusivo de pessoas idosas em diferentes territórios do município.

As ações do projeto contemplarão pessoas idosas de quatro pontos distintos da cidade de Santiago-RS, abrangendo os bairros Missões, Irmã Dulce, Ana Bonato e o Câmpus Universitário, atendendo também a população circunvizinha aos bairros São Vicente, Belizário, Corte Sete e Vila Itú.

Entre os principais objetivos estão a promoção de práticas de educação interseccional, o fortalecimento da autonomia, da convivência social, da dignidade e do protagonismo das pessoas idosas, por meio de atividades coletivas de canto que estimulem a participação ativa e a integração comunitária.

Para alcançar esses objetivos, o projeto realizará uma busca ativa contínua e adaptável junto aos territórios, utilizando diferentes meios de comunicação e promovendo eventos de sensibilização em parceria com o Conselho da Pessoa Idosa de Santiago, a Secretaria Municipal de Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde, além de igrejas, associações de moradores e outros grupos comunitários.

A participação da URI Santiago na reunião de alinhamento reafirma o compromisso institucional com o desenvolvimento social, a promoção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e a construção de ações que valorizem a inclusão e a qualidade de vida da população idosa no município.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?