A URI Santiago será palco, no próximo dia 23 de julho, às 9h, de um importante encontro voltado à agricultura familiar: a apresentação e divulgação do Programa de Recuperação Socioprodutiva e Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha — a Operação Terra Forte.
A atividade, promovida pela EMATER/RS-Ascar de Santiago, é destinada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, entidades parceiras e, principalmente, a todos os agricultores interessados em aderir ao programa. O objetivo é apresentar os critérios de seleção das 58 famílias que serão beneficiadas no município de Santiago, além de orientar sobre as próximas etapas para a adesão.
A Operação Terra Forte busca promover a recuperação do solo em 15 mil propriedades em todo o estado do Rio Grande do Sul, com investimento direto de até R$ 30 mil por família atendida, a doação de um trator à Prefeitura Municipal, além do acompanhamento técnico dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAI) de cada família.
Durante a reunião, serão detalhados os itens que podem ser adquiridos com os recursos disponibilizados, de acordo com as diferentes linhas do programa, bem como as fases seguintes: inscrição, aprovação pelo Conselho Municipal, elaboração do PIAI, implantação das ações e prestação de contas.
A presença dos interessados é fundamental, já que o encontro marca o primeiro passo para a inscrição no programa.