Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2024, a XX Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago foi realizada com grande sucesso, trazendo um tema de relevante importância para a atualidade: “Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)”. Organizado pela XXI turma de Enfermagem, o evento teve o objetivo de promover a atualização e a troca de experiências sobre a atuação dos profissionais de enfermagem no enfrentamento dessas condições, cada vez mais prevalentes na sociedade.
O evento contou com uma programação diversificada, que incluiu palestras, oficinas e apresentações científicas. Durante os três dias de evento, temas relevantes como o processo de trabalho na atenção primária à saúde, as estratégias para o cuidado integral aos pacientes com DCNTs, e as abordagens práticas na atuação do enfermeiro frente a essas doenças foram discutidos com profundidade.
Dia 05 de novembro – Abertura e Palestras
A abertura da Semana Acadêmica foi marcada por um momento cultural com a apresentação da Invernada Juvenil do Piquete Tradicionalista Irmãos Sagrilo, que encantou o público presente.
A primeira palestra, intitulada “Atuação do Enfermeiro na Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, foi conduzida pela Profa. Enfa. Dra. Maria Denise Schimidt, trazendo uma abordagem abrangente sobre a importância do papel do enfermeiro na gestão e no cuidado das DCNTs. Na sequência, a Enfa. Dra. Silvana Oliveira, secretária municipal de saúde de Santiago, ministrou a palestra “Consulta de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde em Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, focando nas práticas de enfermagem no primeiro nível de atenção à saúde.
Dia 06 de novembro – Oficinas e Palestras
O segundo dia contou com uma oficina prática sobre a “Abordagem prática durante a consulta de enfermagem com pessoas que têm Diabetes”, conduzida pela Enfa. Dra. Silvana Oliveira e pela Enfa. Cristiane Muller. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de aprender estratégias práticas para melhorar o cuidado de pessoas com diabetes, uma das principais DCNTs.
À noite, a Enfa. Ma. Patrícia Mattos de Almeida, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, abordou a “Rede de Atenção às Pessoas com Condições Crônicas e a Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Âmbito da 4CRS”, destacando as políticas públicas e os cuidados específicos para a saúde do idoso. Em seguida, a Enfa. Dra. Gabriela Oliveira, do Hospital Regional de Santa Maria, apresentou a palestra “A Produção do Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Uma Perspectiva Multidisciplinar”, discutindo a importância do trabalho em equipe para o cuidado integral ao paciente com DCNTs.
Dia 07 de novembro – Apresentação de Trabalhos Científicos e Palestras
O último dia do evento foi dedicado à apresentação de trabalhos científicos, com temas inovadores e relevantes, elaborados pelos alunos do curso de Enfermagem.
À noite, o público pôde conferir duas palestras enriquecedoras. A primeira, sobre “Processo de Trabalho da Enfermagem em Hemato-Oncologia”, foi ministrada pela Enfa. Esp. Patrícia Gallo, do Centro de Oncologia do Hospital Ivan Goulart, enquanto a segunda, sobre “Processo de Trabalho da Enfermagem em Hemodiálise”, foi apresentada pelo Enfa. Maurício Possebon, da Clínica Renal Hospital Ivan Goulart, destacando os desafios e a importância do cuidado de enfermagem nesses contextos específicos.
A Professora Letícia Machado, coordenadora do Curso de Enfermagem da URI Santiago, destacou a importância da XX Semana Acadêmica, com foco na vasta programação e na participação de palestrantes renomadas.
- Este evento proporcionou uma grande oportunidade para a atualização e ampliação do conhecimento sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Além disso, abriu espaço para a construção do conhecimento por meio das apresentações dos Trabalhos Científicos, que evidenciam a capacidade crítica e criativa dos nossos alunos -, ressalta a coordenadora do Curso.
A XX Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da URI Santiago foi um marco na formação dos futuros profissionais da saúde, promovendo aprendizado, reflexão e aprimoramento no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que são um desafio crescente para a sociedade e para os profissionais de saúde.
Ação do Curso de Enfermagem da URI Santiago levou orientações sobre saúde emocional, informações sobre a profissão e oportunidades de ingresso à comunidade
Atividade integrou a programação municipal e reforçou orientações sobre prevenção e cuidado com a saúde do homem
Representação reforça o compromisso institucional com a pesquisa, a ciência e a qualificação profissional
Atividade integrou esforços do Curso de Enfermagem e do SAE da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a prevenção, o cuidado e a conscientização sobre HIV/AIDS e demais ISTs
Atividade integrou as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e reforçou a importância da prevenção e do cuidado integral à comunidade
Projeto de Extensão qualificou técnicos e enfermeiros da U200 com atividades teóricas e práticas
Evento reuniu acadêmicos, docentes e profissionais em palestras, oficinas e apresentações científicas que destacaram novas perspectivas de atuação para o enfermeiro
De 04 a 06 de novembro, o evento reúne acadêmicos, docentes e profissionais da Enfermagem e da Saúde com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos
Ação reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero
Atividade contou com a participação da Profa. Cisnara Pires Amaral e promoveu reflexões sobre educação em saúde e pesquisa científica