No último domingo (31), seis crianças de Santiago com Transtorno do Espectro Autista (TEA) viveram momentos únicos no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Acompanhadas por seus responsáveis, elas puderam assistir de perto à partida entre Internacional e Fortaleza, que terminou com vitória colorada por 2 a 1.
A atividade foi organizada por meio de uma parceria entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a APAE, o Consulado do Internacional em Santiago e a Prefeitura Municipal. Uma educadora especial e uma psicóloga também integraram o grupo, assegurando acompanhamento e acolhimento durante toda a experiência.
Para além da emoção do futebol, a visita reforçou a importância da inclusão em diferentes espaços sociais. As crianças e suas famílias foram recebidas em um setor adaptado do estádio, pensado para garantir acessibilidade e bem-estar, permitindo que todos participassem do espetáculo com segurança e tranquilidade.
A URI Santiago valoriza iniciativas que aproximam a comunidade de vivências significativas. Estar ao lado de ações que promovem respeito, diversidade e integração social é parte da missão da universidade de transformar realidades e ampliar oportunidades.
Evento reuniu cerca de 190 participantes e espectadores
Evento proporcionou diversão e união aos alunos do Projeto
Proposta visa incentivar o bem-estar e a atividade física dos adolescentes
Ação foi realizada através do Projeto Bola Pro Futuro
Torneio reuniu quatro equipes da categoria Sub-19 masculino e misto
Quatro times de futsal de base competem pelo Projeto