Na última quinta-feira (20), estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago participaram de uma palestra enriquecedora, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Gomes Steiner, Chefe do Escritório da Emater de Santiago e Inspetor Chefe do CREA – Inspetoria de Santiago. A palestra aconteceu nas disciplinas de Introdução à Agronomia A (1º semestre do curso de Agronomia) e Tecnologia Pós-Colheita (9º semestre do curso de Agronomia).
Com uma sólida formação acadêmica, incluindo o Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e uma especialização em Manejo de Culturas de Grãos pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Steiner trouxe uma visão prática e estratégica do setor agropecuário, focando nas experiências vivenciadas em sua carreira e no papel da Emater e do CREA no desenvolvimento da agronomia.
Conexão Universidade-Empresa
O Professor Higor Machado, responsável pelas disciplinas, destacou a importância da conexão entre a universidade e empresas ligadas às ciências agrárias, como um fator fundamental para a formação completa dos alunos. Ele explicou que essa aproximação oferece aos universitários um leque de oportunidades essenciais, como a troca de experiências do setor, a ampliação de redes de contatos e o aprofundamento de conhecimentos técnicos.
- Além disso, essa interação promove a extensão universitária e articula a pesquisa, ensino e inovação, elementos indispensáveis para o crescimento pessoal e profissional dos alunos -, afirmou o docente.
A importância do Networking e da troca de experiências
A palestra de Marcelo Gomes Steiner proporcionou aos estudantes uma imersão no contexto real do mercado de trabalho agropecuário, permitindo que pudessem visualizar futuros possíveis na área e entender melhor os desafios enfrentados pelos profissionais do setor. A troca de informações durante o evento foi essencial para fortalecer o networking dos alunos e estimular sua curiosidade e criatividade, habilidades essenciais para a prática acadêmica e profissional.
A iniciativa reforça o compromisso da URI Santiago com a formação qualificada dos seus acadêmicos, sempre buscando proporcionar um ensino de excelência, conectado às necessidades do mercado e com foco no desenvolvimento regional.
Atividade aproximou os estudantes da dinâmica do setor produtivo de grãos, integrando teoria e prática no campo profissional
17ª Turma de Agronomia realiza análises químicas de alimentos e silagens no Laboratório de Bromatologia
Estudo avalia perdas econômicas causadas pela erosão e destaca benefícios do plantio direto
Encontro reforça o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional e o apoio ao meio rural
Vivência prática proporcionou comparação entre tecnologias GNSS e GPS no levantamento planimétrico da área
Profissionais renomados compartilham conhecimento sobre práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis
Conecta Agro reúne especialistas, empresas e acadêmicos para uma troca de conhecimentos e inovações no campo
Visitas tiveram foco em tecnologia para agricultura de precisão e análises laboratoriais
Atividade integrou teoria e prática no estudo das principais pragas da soja
Cerimônia foi repleta de emoção e realização de conquistas