Na manhã da última terça-feira (11), os acadêmicos do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, acompanhados pela Professora da disciplina de Libras, Elisandra Conterato Berguemmayer, participaram da palestra “Educadores: Peregrinos da Esperança! A renovação pela inclusão nos tempos atuais: a trajetória da surdez como caminho de renovação interior e comunitária!”, ministrada por Valter Lenine Fernandes.
O evento, promovido pela Pastoral da Educação, ocorreu no CTG Coxilha de Ronda, em Santiago, como parte da programação alusiva ao Mês do Educador.
De acordo com a Profa. Elisandra, a palestra foi um momento de grande aprendizado e reflexão sobre a importância da inclusão e sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. O palestrante compartilhou sua trajetória de vida marcada pela superação, fé e determinação — tendo nascido surdo e sido oralizado —, inspirando os presentes com sua história.
A experiência foi significativa para os estudantes, reforçando valores como respeito, empatia, resiliência e valorização da diversidade.
Para o Curso de Fonoaudiologia, participar de atividades que unem teoria, prática e vivências humanas é essencial para a formação integral dos acadêmicos. Esses momentos ampliam o olhar dos futuros profissionais, tornando-os mais conscientes, comprometidos e preparados para atuar de maneira ética e acolhedora, promovendo a inclusão e a comunicação como direito de todos.
Vivência proporcionou aos estudantes uma imersão prática nas diferentes áreas de atuação fonoaudiológica em contextos hospitalares e ambulatoriais
A atividade ocoreu no dia 27 de novembro,na Praça Moisés Viana, com orientações, materiais informativos e diálogo com a comunidade
Evento marcou a primeira edição da Semana Acadêmica do Curso, reunindo profissionais e acadêmicos em torno do tema “Saúde Integrada na Infância”
Atividade fez parte das aulas práticas da disciplina de Neurologia Clínica Aplicada à Fonoaudiologia e proporcionou momentos de interação, aprendizado e empatia
Vagas são para regime horista, com inscrições abertas até o dia 4 de julho
A atividade reuniu acadêmicos e profissionais da saúde no Auditório da Universidade
Encontro irá reforçar valores essenciais da prática Fonoaudiologia
Acadêmicos trabalharam mitos e verdades sobre comunicação e mostraram o amplo campo de atuação da Fonoaudiologia