A 1ª Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, foi realizada de 21 a 23 de outubro, no Auditório da Instituição, reunindo acadêmicos, professores, profissionais da área e a comunidade interessada. O evento marcou um importante momento para o Curso, que iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2025, e teve como tema “Saúde Integrada na Infância”.
A programação abordou o desenvolvimento infantil em diferentes perspectivas, reforçando a importância de compreender a criança dentro de um contexto coletivo e interdisciplinar. A proposta central foi promover momentos de aprendizado, troca de experiências e integração entre os acadêmicos e profissionais de diferentes áreas da saúde, valorizando a atuação multiprofissional no cuidado integral da criança.
Durante três dias, os participantes puderam vivenciar palestras, oficinas e momentos de interação com especialistas convidados.
No primeiro dia, o tema abordado foi “Conexão Odontopediatria e Fonoaudiologia: atuação integrada que transforma o desenvolvimento infantil”, ministrado pela odontopediatra Lisara Losatto e pela fonoaudióloga Gracielle Tamiosso.
No segundo dia, a equipe do SAEI Santiago conduziu o encontro com o tema “O papel da equipe multidisciplinar na evolução infantil”. A palestra contou com a participação dos psicólogos Leonardo Senna e Rafael Dorneles, das fonoaudiólogas Cristiane Rubin e Josina Pedrollo e da educadora especial Tanise Monteiro.
Encerrando o evento, na quinta-feira (23), ocorreu a Oficina “Recria Mentes: práticas de ferramentas terapêuticas que inspiram o desenvolvimento infantil”, conduzida pelas psicopedagogas Iris Perazzollo e Gracieli Lamberty.
A coordenadora do Curso, Professora Janice Mainardi Kaminski, destacou que a I Semana Acadêmica de Fonoaudiologia superou as expectativas, oferecendo momentos de aprendizado e reflexão sobre a importância da integração entre diferentes áreas da saúde.
- O evento proporcionou aos nossos acadêmicos uma vivência teórico-prática muito significativa, fortalecendo a formação e o compromisso com um olhar ampliado sobre o desenvolvimento infantil -, ressaltou a coordenadora do Curso.
Para a acadêmica Mariana Caetano, integrante da comissão organizadora, o evento foi um marco para o Curso.
- Planejamos cada detalhe com muito carinho. Foi gratificante ver o envolvimento dos colegas, o interesse dos participantes e a troca de experiências que aconteceu durante as atividades -, destacou a acadêmica.
A 1ª Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da URI Santiago consolidou-se como um marco na trajetória do curso, reunindo conhecimento, integração e inspiração para os futuros profissionais da área.
O sucesso do evento reflete o empenho da comissão organizadora, da coordenação do Curso e o apoio dos patrocinadores e parceiros, que contribuíram para a realização de uma semana repleta de aprendizado e valorização da profissão.
Vivência proporcionou aos estudantes uma imersão prática nas diferentes áreas de atuação fonoaudiológica em contextos hospitalares e ambulatoriais
A atividade ocoreu no dia 27 de novembro,na Praça Moisés Viana, com orientações, materiais informativos e diálogo com a comunidade
Atividade integrou os estudos da disciplina de Libras, ministrada pela Professora Elisandra Berguemmayer
Atividade fez parte das aulas práticas da disciplina de Neurologia Clínica Aplicada à Fonoaudiologia e proporcionou momentos de interação, aprendizado e empatia
Vagas são para regime horista, com inscrições abertas até o dia 4 de julho
A atividade reuniu acadêmicos e profissionais da saúde no Auditório da Universidade
Encontro irá reforçar valores essenciais da prática Fonoaudiologia
Acadêmicos trabalharam mitos e verdades sobre comunicação e mostraram o amplo campo de atuação da Fonoaudiologia