Na última segunda-feira (07), o Curso de Fonoaudiologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, participou de evento promovido pela Escola de Educação Básica da URI.
O evento 1º Dia D – Discutindo a Saúde em Comunidade, teve a participação ativa de acadêmicos da primeira turma de Fonoaudiologia da instituição. O Curso também é membro da Liga Acadêmica de Saúde e Meio Ambiente (LIASM) que em conjunto com outros cursos da instituição ofertam ações de promoção da saúde para a comunidade.
Com o objetivo de divulgar a área e conscientizar sobre a importância da comunicação e da saúde auditiva, os acadêmicos organizaram atividades lúdicas e interativas. A programação incluiu a apresentação do Curso, um vídeo didático sobre a atuação do fonoaudiólogo e dois jogos educativos: o primeiro sobre as áreas específicas da Fonoaudiologia e o segundo abordando mitos e verdades sobre patologias e diagnósticos.
- Levar a temática da saúde de forma dinâmica foi muito bom! Desenvolvemos dois jogos: o primeiro mostra as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia, e o segundo trabalha mitos e verdades sobre patologias, ajudando a desmistificar conceitos -, destacou a acadêmica Louise Manzoni.
Atividades como essa oportunizam para os estudantes, vivências da prática, desafios e as recompensas da profissão, permitindo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe.
O acadêmico, Lucas Branco, ressaltou a importância da interação com os alunos da educação básica.
- A atividade que participamos é fundamental não só para divulgar nossa profissão, mas também para inspirar jovens na escolha de uma carreira. A troca de conhecimentos foi muito enriquecedora -, afirmou o acadêmico.
Além do desenvolvimento de habilidades acadêmicas, a aderência dos futuros fonoaudiólogos a projetos fora da sala, destacam seu compromisso com a comunidade na disseminação de informações qualificadas e acessíveis, fortalecendo o vínculo entre Universidade e sociedade.
Sobre a participação dos acadêmicos, a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia, Professora Janice Mainardi, destaca que:
- É uma turma de alunos muito ativa, participativa em sala de aula agregando, de forma constante, relatos e experiências de vida. Mostram-se muito interessados em conhecer as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia. Observo a troca de conhecimentos entre docentes e discentes, o que favorece a aprendizagem -, ressalta a coordenadora.
Assim a ação, organizada em parceria com a LIASM, reforça o compromisso da URI com uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social, preparando profissionais cada vez mais engajados com as necessidades da população.
Vivência proporcionou aos estudantes uma imersão prática nas diferentes áreas de atuação fonoaudiológica em contextos hospitalares e ambulatoriais
A atividade ocoreu no dia 27 de novembro,na Praça Moisés Viana, com orientações, materiais informativos e diálogo com a comunidade
Atividade integrou os estudos da disciplina de Libras, ministrada pela Professora Elisandra Berguemmayer
Evento marcou a primeira edição da Semana Acadêmica do Curso, reunindo profissionais e acadêmicos em torno do tema “Saúde Integrada na Infância”
Atividade fez parte das aulas práticas da disciplina de Neurologia Clínica Aplicada à Fonoaudiologia e proporcionou momentos de interação, aprendizado e empatia
Vagas são para regime horista, com inscrições abertas até o dia 4 de julho
A atividade reuniu acadêmicos e profissionais da saúde no Auditório da Universidade
Encontro irá reforçar valores essenciais da prática Fonoaudiologia