Na última quarta-feira dia (30), acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, transformaram conhecimento jurídico em ação social durante a 17ª Fecoarti.
Sob a orientação dos Professores Ione Brum da Silva, Diego Marques Gonçalves, Silvana da Rosa e Fabiana Barcelos da Silva Cardoso, aproximadamente 180 alunos participaram da elaboração e distribuição de materiais informativos sobre direitos e deveres dos cidadãos em diversas áreas do Direito.
Para acadêmica do 1° semestre, Daniela Carvalho Terra, que trabalhou com a distribuição de material sobre Direitos da Aposentadoria,
- A receptividade durante nossa ação na 17º Fecoarti foi muito positiva! As pessoas demonstraram bastante interesse pelos temas apresentados- , destacou Daniela.
A atividade, vinculada às disciplinas de Projetos Integradores I, III, V e VII, componentes curriculares da Graduação Ativa do Curso, teve como objetivo promover a extensão universitária como ferramenta de diálogo entre academia e sociedade.
- O Curso de Direito teve a certeza de que a iniciativa foi além dos limites do município de Santiago, uma vez que a presença de participantes vindos de outras localidades da região assegurou uma abrangência territorial ampliada. Esse alcance expandido contribuiu substancialmente tanto para a difusão da ação quanto para a efetividade dos resultados alcançados, otimizando a divulgação e o impacto do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos -, destacou a coordenadora do Curso, Profa. Fabiana Barcelos.
Com mais de 2.500 materiais distribuídos, ao público presente, incluindo visitantes de outras cidades, a ação gerou grande receptividade:
- Percebemos a importância de ações como esta para a sociedade, pois houve disseminação de informação, gerando proteção de vulneráveis, prevenção de abusos além de educação jurídica -, explicou a acadêmica do 5º semestre, Juliana Nogueira Magalhães.
Os materiais informativos,abordaram temáticas socialmente relevantes, como violência de gênero, racismo estrutural, proteção de vulneráveis entre outras temáticas, empregando uma linguagem didática e acessível. Essa iniciativa buscou efetivar o princípio constitucional do acesso à justiça, democratizando o conhecimento jurídico e garantindo sua compreensão pelo público diverso que frequentou a Fecoarti.
O projeto é uma das marcas do currículo inovador do Curso de Direito da URI, que prioriza a interação contínua com a sociedade como parte essencial da formação jurídica. A atividade na Fecoarti consolida esse propósito, demonstrando como a universidade pode e deve ser agente de transformação social.
Solenidade reuniu formandos, familiares, autoridades acadêmicas e civis em um momento de realização e início de novas trajetórias profissionais
URI Santiago realiza formatura do Curso de Direito Noturno
Presença do Docente demonstra o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas
Trabalho apresentado no II Congresso de Direitos LGBTQIAPN+ propõe reflexão sobre gênero, teoria queer e transfeminismo como campos de resistência e reconstrução do humano
Reconhecimento foi proposto pelo vereador Éldrio Machado e aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária
Acadêmicos e bacharéis que defenderam monografias em 2024, com nota mínima de 9,5, podem participar. Prazo de envio encerra em 15 de setembro
Temática da pesquisa dialoga com um dos principais desafios que é o fazer docente
Equipe da URI Santiago ficou entre os 50 melhores do Brasil, superando instituições de grande porte na competição do Supremo Tribunal Federal
Verônica Severo Cadaval Masteloto celebra conquista profissional e destaca papel da Universidade em sua trajetória
Atividade reforça o compromisso do Curso de Direito com a excelência na formação jurídica