O Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago recebeu, recentemente, um Voto de Congratulação da Câmara de Vereadores de Santiago, pela realização da XXIII Semana Acadêmica de Direito e da V Semana do Ministério Público de Santiago, ocorridas entre os dias 27 e 29 de maio. A homenagem foi proposta pelo vereador Éldrio Machado (Progressistas) e referendada pelos demais parlamentares da Casa Legislativa.
O documento foi entregue à coordenadora do Curso, Professora Fabiana Barcelos da Silva Cardoso, pelo assessor parlamentar Gustavo Beltrão, representando o vereador Éldrio Machado.
A homenagem parabeniza o Curso pela organização do evento, que reuniu acadêmicos, professores e renomados profissionais do Direito do Rio Grande do Sul, em três noites de palestras e debates de alto nível.
Entre os palestrantes estiveram presentes autoridades como o presidente da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), Dr. Fernando Andrade Alves; a vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, Dra. Luciana Cano Casarotto; a procuradora de Justiça Dra. Denise Casanova Villela; o juiz de Direito Dr. Valeriano Santos Filho; o defensor público Dr. Lucas Appel Mazo; a deputada estadual e delegada de Polícia Dra. Nadine Anflor; e o promotor de Justiça Dr. André Ricardo Colpo Marchesan.
A programação abordou temas atuais e relevantes, como desafios da carreira no Ministério Público, violência de gênero, cyberbullying, interpretação do Direito, espaços de poder para as mulheres, apostas online e defesa do consumidor, reforçando a proposta do curso em oferecer formação crítica e conectada com as demandas da sociedade.
O voto aprovado destaca que o evento foi “um importante espaço de debate qualificado e de promoção do conhecimento científico, reafirmando a excelência acadêmica e institucional do Curso de Direito da URI Santiago”.
A homenagem da Câmara de Vereadores reforça a contribuição da URI Santiago para a formação de profissionais comprometidos com a justiça, a cidadania e o desenvolvimento social.
Solenidade reuniu formandos, familiares, autoridades acadêmicas e civis em um momento de realização e início de novas trajetórias profissionais
URI Santiago realiza formatura do Curso de Direito Noturno
Presença do Docente demonstra o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas
Trabalho apresentado no II Congresso de Direitos LGBTQIAPN+ propõe reflexão sobre gênero, teoria queer e transfeminismo como campos de resistência e reconstrução do humano
Acadêmicos e bacharéis que defenderam monografias em 2024, com nota mínima de 9,5, podem participar. Prazo de envio encerra em 15 de setembro
Temática da pesquisa dialoga com um dos principais desafios que é o fazer docente
Equipe da URI Santiago ficou entre os 50 melhores do Brasil, superando instituições de grande porte na competição do Supremo Tribunal Federal
Verônica Severo Cadaval Masteloto celebra conquista profissional e destaca papel da Universidade em sua trajetória
Atividade reforça o compromisso do Curso de Direito com a excelência na formação jurídica
Atividades aconteceram de 27 a 29 de maio, com ampla participação acadêmica e institucional