Blog





Professor do Curso de Direito da URI Santiago está na COP 30

14/11/2025 16h41
Presença do Docente demonstra o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas
...
Evento ocorre anualmente e reúne líderes mundiais, cientistas e sociedade civil. Crédito Imagem./ Acervo Pessoal

O Professor Thiago Marchionatti Uggeri, Docente do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, está em Belém participando da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que reúne líderes mundiais e representantes da sociedade civil de 10 a 21 de novembro.

Acompanhado da esposa, Angélica Schaurich Marchionatti Uggeri, que é egressa do Curso de Ciências Biológicas da URI, e dos filhos e alunos da Escola de Educação Básica da instituição, o professor vivencia a experiência de forma acadêmica, profissional e familiar.

- Minha filha e meu filho, alunos da Escola de Educação Básica da URI, vieram junto. As gerações mais novas já começam a compreender a importância dos cuidados com a natureza e o respeito com os diferentes Outros -,  destacou o Professor Thiago, enfatizando o valor formativo da experiência para sua família.

A imersão no evento global permite ao docente constatar a grandiosidade e a complexidade das discussões. Ele relata que a cidade de Belém impressiona pela vegetação amazônica que a cerca, criando o cenário perfeito para o debate climático. Sobre a estrutura da COP, explica que como sociedade civil, não tem acesso à Zona Azul e seus pavilhões, pois trata-se de área onde ocorrem os debates entre Estados soberanos.

A Zona Azul constitui o perímetro oficial da Conferência das Partes (COP), e é um  espaço exclusivo para as negociações intergovernamentais formais, a Cúpula de Líderes Mundiais e os demais processos diplomáticos inerentes à convenção-quadro. O acesso à área é rigorosamente controlado, sendo permitido exclusivamente a delegações credenciadas, chefes de Estado, organismos observadores homologados e representantes da imprensa oficialmente registrados. Sua programação inclui sessões plenárias, reuniões de negociação multilateral, eventos paralelos de alto nível e pavilhões temáticos setoriais.

Já na Zona Verde, espaço destinado à sociedade civil, o clima é de intensa troca e colaboração.

 - Tudo ocorre com tranquilidade! São muitas pessoas, de dezenas de países, onde muitas línguas e muitas culturas se contatam; em especial, grande presença de povos originários das florestas amazônicas -, descreve o docente.

Para o Professor, a força motriz da conferência está na ação coletiva sendo que todos são importantes coletivamente e podem auxiliar nos mais variados espaços fazendo ainda uma conexão com sua instituição de origem, como o caso do Câmpus da URI Santiago, um espaço de pujante vegetação.

Sua ida ao evento ganha ainda mais relevância ao considerar seu projeto de pesquisa no Doutorado em Direito, no qual ingressou este ano. O Professor investiga a sustentabilidade, o crédito de carbono e o Registro Imobiliário, temas no centro da agenda climática global. Sua pesquisa dialoga com um dos principais desafios contemporâneos, que é a proteção das florestas frente à emergência climática e a inserção do crédito de carbono no contexto do Direito Imobiliário. O Professor investiga como esses instrumentos podem ser reinterpretados à luz de um paradigma garantista, atento à sustentabilidade e à complexidade das sociedades plurais.

Por fim, a presença do Prof. Thiago na COP30 o coloca como um agente de mudança, conectando o conhecimento gerado na URI Santiago com os debates que moldam o futuro do planeta. Sua atuação é um testemunho do quadro de excelência dos Docentes da URI, demonstrando como a Universidade está comprometida em formar profissionais e pesquisadores capazes de atuar nos grandes fóruns mundiais e contribuir para a construção de soluções para os problemas globais mais urgentes.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich
Postagens relacionadas
Turma de Direito Vespertino celebra a colação de grau em noite marcada por emoção e conquista

Solenidade reuniu formandos, familiares, autoridades acadêmicas e civis em um momento de realização e início de novas trajetórias profissionais

25 Bacharéis em Direito Noturno colaram grau na última sexta-feira (16)

URI Santiago realiza formatura do Curso de Direito Noturno

Entre a Vida e a Norma: pesquisa do Curso de Direito da URI Santiago tensiona os limites do Direito e da existência

Trabalho apresentado no II Congresso de Direitos LGBTQIAPN+ propõe reflexão sobre gênero, teoria queer e transfeminismo como campos de resistência e reconstrução do humano

Curso de Direito da URI Santiago recebe voto de congratulação da Câmara de Vereadores

Reconhecimento foi proposto pelo vereador Éldrio Machado e aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária

Grupo de Pesquisa Direito, Justiça e Cidadania lança chamada de artigos para publicação em e-book

Acadêmicos e bacharéis que defenderam monografias em 2024, com nota mínima de 9,5, podem participar. Prazo de envio encerra em 15 de setembro

Professora do Curso de Direito da URI Santiago amplia formação acadêmica com aprovação no Doutorado

Temática da pesquisa dialoga com um dos principais desafios que é o fazer docente

Curso de Direito da URI Santiago conquista destaque nacional no STF Moot

Equipe da URI Santiago ficou entre os 50 melhores do Brasil, superando instituições de grande porte na competição do Supremo Tribunal Federal

Egressa do Curso de Direito da URI Santiago é aprovada na PGE-RS

Verônica Severo Cadaval Masteloto celebra conquista profissional e destaca papel da Universidade em sua trajetória

Curso de Direito da URI Santiago fortalece ensino jurídico com visita técnica de acadêmicos a órgãos públicos em Porto Alegre

Atividade reforça o compromisso do Curso de Direito com a excelência na formação jurídica

Curso de Direito da URI Santiago realiza XXIII Semana Acadêmica e V Semana do Ministério Público com palestras de destaque nacional

Atividades aconteceram de 27 a 29 de maio, com ampla participação acadêmica e institucional

Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?