Blog





Curso de Direito da URI Santiago fortalece ensino jurídico com visita técnica de acadêmicos a órgãos públicos em Porto Alegre

26/06/2025 20h45
Atividade reforça o compromisso do Curso de Direito com a excelência na formação jurídica
...
Acadêmicos visitaram, também, Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil Crédito Imagem Diretório Acadêmico do Curso

No último dia 12 de junho, acadêmicos dos 5º, 7º e 9º semestres do Curso de Direito da  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, participaram de uma visita técnica a importantes instituições do sistema jurídico e de segurança pública do Rio Grande do Sul. A atividade de extensão foi realizada em Porto Alegre/RS, com visitas à Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil e ao Tribunal de Justiça do Estado.

A prática foi organizada pelo Diretório Acadêmico de Direito Moysés Vianna (DAD), em conjunto com a Coordenação do Curso e os Professores Michele Noal Beltrão, Lidiane Locateli Barbosa e Guilherme Milan Antunes.  O DAD, com recursos arrecadados no I ExpoIURIS, evento promovido pelo Diretório em 2024,  que subsidiou parcialmente a viagem com cerca de 75% do valor.

A preparação da atividade começou ainda nos meses de fevereiro e março deste ano. Os membros do Diretório Acadêmico, Carlos Eugênio Espig (presidente), João Vitor Schimidt (secretário-geral) e Giovani Nicoli (diretora de protocolo), junto à coordenadora do Curso, Profa. Fabiana Barcelos da Silva Cardoso, e à Profa. Michele Beltrão, estiveram à frente da organização do roteiro, definição de valores e articulação com os órgãos visitados.

O primeiro local a ser visitado foi a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, onde os acadêmicos foram recepcionados pelo delegado Bolívar Llantada, Diretor da CORE, e pelo delegado e docente da URI Santiago Guilherme Milan Antunes. Durante a visita, os participantes conheceram a estrutura da unidade, os objetivos operacionais e de formação, além de acompanharem uma demonstração dos equipamentos e armamentos utilizados. O grupo também visitou a nova linha de tiro da CORE, recentemente inaugurada, com investimento de R$ 4,5 milhões.

No turno da tarde, os acadêmicos visitaram o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, onde acompanharam uma sessão didática da 6ª Câmara Cível, realizada no Plenário do Conselho Pleno. A sessão contou com a presença de estudantes de outras quatro instituições de ensino superior do estado. Após a recepção pelo presidente em exercício da Câmara, desembargador Ney Wiededamm Neto, a Profa. Lidiane Locateli Barbosa fez uma saudação em nome da comitiva da URI Santiago, destacando a importância da oportunidade para a formação acadêmica dos alunos.

Para a Profa. Lidiane no âmbito do curso de Direito, a visita técnica tem por objetivo inserir o acadêmico no ambiente de trabalho, conhecendo ambientes em que se desenvolvem as funções do futuro operador do Direito, seja ele advogado ou não. A viagem técnica a Porto Alegre foi uma experiência transformadora que atrelou essencialmente os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula e a prática do mundo de trabalho.

Durante a sessão, foram julgados três processos: dois de relatoria do desembargador Ney Wiededamm Neto (um agravo de instrumento e uma apelação cível) e um de relatoria do desembargador Giovani Conti. O advogado Fellipe Bernardes da Silva realizou sustentação oral em um dos casos.

Após o encerramento da programação institucional, os estudantes tiveram um momento de lazer e confraternização no Shopping Praia de Belas.

A atividade realizada pelos acadêmicos efetiva-se como componente fundamental do projeto pedagógico do curso, atendendo às exigências contemporâneas da formação jurídica, que demanda cada vez maior interface entre a academia e a prática profissional.

- Há um compromisso contínuo do Curso de Direito em proporcionar oportunidades educativas enriquecedoras e no compromisso contínuo da URI Santiago com a formação acadêmica e profissional dos alunos, possibilitando a vivência de ambientes jurídicos, pois prepara os futuros juristas, para se destacarem no campo do Direito e contribuírem positivamente para um mundo melhor -, complementou a Profa. Lidiane.

Assim, as atividades fora da sala de aula configuram-se como instrumentos pedagógicos essenciais para que os futuros operadores do Direito compreendam, na prática, as dinâmicas institucionais e os desafios concretos da aplicação da norma jurídica. 

Ao proporcionar o contato direto com órgãos do sistema de justiça e de segurança pública, a Universidade contribui para a construção de uma consciência jurídica crítica e comprometida com a transformação social, reconhecendo que a formação do jurista exige também o conhecimento das diferentes realidades que encontram-se do outro lado dos muros da academia.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich
Postagens relacionadas
Turma de Direito Vespertino celebra a colação de grau em noite marcada por emoção e conquista

Solenidade reuniu formandos, familiares, autoridades acadêmicas e civis em um momento de realização e início de novas trajetórias profissionais

25 Bacharéis em Direito Noturno colaram grau na última sexta-feira (16)

URI Santiago realiza formatura do Curso de Direito Noturno

Professor do Curso de Direito da URI Santiago está na COP 30

Presença do Docente demonstra o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas

Entre a Vida e a Norma: pesquisa do Curso de Direito da URI Santiago tensiona os limites do Direito e da existência

Trabalho apresentado no II Congresso de Direitos LGBTQIAPN+ propõe reflexão sobre gênero, teoria queer e transfeminismo como campos de resistência e reconstrução do humano

Curso de Direito da URI Santiago recebe voto de congratulação da Câmara de Vereadores

Reconhecimento foi proposto pelo vereador Éldrio Machado e aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária

Grupo de Pesquisa Direito, Justiça e Cidadania lança chamada de artigos para publicação em e-book

Acadêmicos e bacharéis que defenderam monografias em 2024, com nota mínima de 9,5, podem participar. Prazo de envio encerra em 15 de setembro

Professora do Curso de Direito da URI Santiago amplia formação acadêmica com aprovação no Doutorado

Temática da pesquisa dialoga com um dos principais desafios que é o fazer docente

Curso de Direito da URI Santiago conquista destaque nacional no STF Moot

Equipe da URI Santiago ficou entre os 50 melhores do Brasil, superando instituições de grande porte na competição do Supremo Tribunal Federal

Egressa do Curso de Direito da URI Santiago é aprovada na PGE-RS

Verônica Severo Cadaval Masteloto celebra conquista profissional e destaca papel da Universidade em sua trajetória

Curso de Direito da URI Santiago realiza XXIII Semana Acadêmica e V Semana do Ministério Público com palestras de destaque nacional

Atividades aconteceram de 27 a 29 de maio, com ampla participação acadêmica e institucional

Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?