Entre os dias 27 e 29 de maio, o Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, promoveu a XXIII Semana Acadêmica de Direito em conjunto com a V Semana do Ministério Público. O evento, que teve como tema central “Direito, Justiça e Cidadania em Diferentes Perspectivas”, reuniu autoridades renomadas do Direito brasileiro e proporcionou uma rica troca de conhecimentos, consolidando-se como uma importante tradição acadêmica na formação de juristas comprometidos com a sociedade.
As atividades ocorreram no Salão de Atos da URI, sempre a partir das 19h, com palestras que trouxeram à tona debates fundamentais sobre justiça, cidadania e os desafios contemporâneos das instituições jurídicas.
A abertura oficial aconteceu na noite de terça-feira (27/05) com a presença do Dr. Fernando Andrade Alves, presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que abordou os “Desafios à Carreira do Ministério Público”. Na mesma noite, a Dra. Luciana Cano Casarotto, vice-presidente do Núcleo da AMP/RS, apresentou a palestra “Novas Tecnologias como Instrumento de Violência de Gênero”, destacando os riscos e desafios que a tecnologia impõe à proteção dos direitos das mulheres.
Na quarta-feira (28/05), a programação seguiu com a participação da Dra. Denise Casanova Villela, procuradora de Justiça e coordenadora do Programa MP-RS Online, que falou sobre “Cyberbullying e Educação Digital”, enfatizando a necessidade de um ambiente digital mais seguro e responsável. Em seguida, o Dr. Valeriano Santos Filho, juiz de Direito, e o Dr. Lucas Appel Mazzo, defensor público, trouxeram reflexões sobre “Paradigmas de Interpretação do Direito Civil: do Clássico ao Contemporâneo”, com mediação da professora Michele Noal Beltrão, docente do Curso de Direito da URI.
O encerramento, na quinta-feira (29/05), destacou temas sociais e de direito do consumidor. A Dra. Nadine Tagliari Farias Anflor, deputada estadual e delegada de Polícia, palestrou sobre “Os Desafios das Mulheres nos Espaços de Poder e no Combate à Violência”, com mediação do professor Guilherme Milan Antunes. A noite ainda contou com a participação do Dr. André Ricardo Colpo Marchesan, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica do MP/RS, que discutiu o tema “O Ministério Público, as Bets e as Apostas Online: uma Intervenção Necessária para a Defesa do Consumidor”.
Segundo o acadêmico João Schmidt, membro da comissão organizadora e do Diretório Acadêmico de Direito (DAD), o evento foi fruto da colaboração entre a coordenação do Curso, o DAD e as turmas da 45ª e 46ª de Direito, com o apoio do Ministério Público de Santiago e região.
- A Semana Acadêmica desempenha um papel fundamental ao aumentar a visibilidade do curso de Direito, proporcionando aos acadêmicos uma vivência prática que complementa o aprendizado teórico, conectando a sala de aula com a realidade -, destacou João.
Ele também ressaltou que a atuação integrada dos alunos e do Ministério Público foi essencial para o sucesso do evento, que reuniu grandes nomes do debate social e jurídico.
- O conhecimento adquirido tem o poder de quebrar barreiras, mas é preciso que cada um se permita ser parte dessa mudança disruptiva -, afirmou o acadêmico.
Para a coordenadora do Curso de Direito, Professora Fabiana Barcelos, o evento foi considerado um verdadeiro sucesso.
- Primeiro porque restabelecemos a nossa Semana Acadêmica juntamente com a Semana do Ministério Público, uma instituição fundamental para a sociedade. Além de permitir reflexões sobre diversas demandas e discussões atuais, o evento possibilita que os acadêmicos conheçam e reflitam sobre o papel de instituições tão importantes -, avaliou a coordenadora.
Fabiana destacou ainda a importância da organização protagonizada pelos acadêmicos do 7º semestre das turmas diurna e noturna.
- Foi um momento muito bonito, pois percebemos a marca que eles deixaram. Para todo o colegiado de professores, foi muito significativo ver os alunos engajados, perceber todas as articulações realizadas e as relações institucionais que foram aprimoradas. De certa forma, esse evento fortaleceu a universidade, pois cada curso que promove novas discussões faz com que o conhecimento científico seja cada vez mais elevado e atuante -, concluiu a Profa. Fabiana Barcelos.
A XXIII Semana Acadêmica de Direito e a V Semana do Ministério Público reforçaram o compromisso da URI Santiago com a formação integral de seus acadêmicos, promovendo a aproximação entre a teoria e a prática, e estimulando o pensamento crítico sobre as questões jurídicas e sociais que permeiam a atuação profissional.
O evento também promoveu momentos de integração entre os participantes, com sorteio de brindes e a entrega de blocos de anotações personalizados aos 100 primeiros inscritos, além de ser um espaço privilegiado para networking e troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais do Direito.
Solenidade reuniu formandos, familiares, autoridades acadêmicas e civis em um momento de realização e início de novas trajetórias profissionais
URI Santiago realiza formatura do Curso de Direito Noturno
Presença do Docente demonstra o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas
Trabalho apresentado no II Congresso de Direitos LGBTQIAPN+ propõe reflexão sobre gênero, teoria queer e transfeminismo como campos de resistência e reconstrução do humano
Reconhecimento foi proposto pelo vereador Éldrio Machado e aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária
Acadêmicos e bacharéis que defenderam monografias em 2024, com nota mínima de 9,5, podem participar. Prazo de envio encerra em 15 de setembro
Temática da pesquisa dialoga com um dos principais desafios que é o fazer docente
Equipe da URI Santiago ficou entre os 50 melhores do Brasil, superando instituições de grande porte na competição do Supremo Tribunal Federal
Verônica Severo Cadaval Masteloto celebra conquista profissional e destaca papel da Universidade em sua trajetória
Atividade reforça o compromisso do Curso de Direito com a excelência na formação jurídica