Aconteceu entre os dias 28 e 31 de maio, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda-PE, um dos maiores encontros da área farmacêutica no Brasil: o Congresso Brasileiro de Ações e Cuidado Farmacêutico (CBACF) e o VI Congresso Pernambucano de Farmacêuticos. O evento reuniu mais de 3.500 profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país para debater os rumos da profissão e os desafios do cuidado em saúde na era da inteligência artificial, dentre eles as docentes do Curso de Farmácia da URI, Profa. Catiuscia de Freitas, coordenadora do Curso e a Profa. Liana Canterle.
Com o tema “O Trabalho do Farmacêutico no Futuro e o Futuro do Trabalho do Farmacêutico”, o congresso foi promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE) e pela Associação Farmacêutica do Estado de Pernambuco, com apoio do Conselho Federal de Farmácia e do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco.
Para a Coordenadora do Curso de Farmácia da URI, Prof.ª Catiuscia de Freitas a participação em um congresso brasileiro dessa magnitude amplia a bagagem de conhecimentos e fomenta ideias para a aplicação em sala de aula:
- Trouxemos insights para as atividades de pesquisa e extensão realizadas no curso. A aprovação de quatro trabalhos, sendo dois deles no formato de apresentação oral, reforça a qualidade do curso de Farmácia e o compromisso do grupo de pesquisa em realizar estudos que tenham um impacto social, humanístico e científico e que contribuam na formação dos futuros profissionais farmacêuticos -, destacou a Prof.ª Catiuscia.
A programação científica contou com 40 horas de atividades, entre palestras, mesas-redondas, exposições e apresentações de trabalhos. Foram aprovados 453 trabalhos científicos, refletindo a diversidade e a relevância das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no país. Nesse cenário, o Curso de Farmácia da URI Santiago teve quatro trabalhos aprovados, sendo dois deles selecionados entre os 15 melhores do Brasil, com apresentação oral durante o congresso.
Os trabalhos de destaque da URI foram:
- “Mapeamento da incidência do Papilomavírus Humano (HPV) por usuárias do SUS em município do interior do RS”
Autoria:Liana Pedrolo Canterle, Danieli Urach Monteiro, Catiuscia Molz de Freitas, Amanda Leitão Gindri, Isadora Botta Pacheco, Giovana Lavarda dos Reis.
- “Desenvolvimento e avaliação físico-química de formulações contendo extrato de Chaptalia Nutans”
Autoria: Catiuscia Molz de Freitas, Danieli Urach Monteiro, Liana Pedrolo Canterle, Amanda Leitão Gindri e Vitória Fernanda Belmonte.
A presença da URI em eventos como esse evidenciam o compromisso da instituição e de seus docentes com a pesquisa científica de qualidade, com foco social, humanístico e inovador, refletindo diretamente na formação dos futuros profissionais farmacêuticos.
A docente Liana Canterle também reforçou a importância do evento:
- O congresso abordou temas importantes e discutiu o que há de mais novo na área, em pesquisas e nos rumos da profissão farmacêutica. Com certeza, todo conhecimento vai ser muito discutido em sala de aula -, disse a Profa. Liana
O destaque obtido pelo Curso de Farmácia da URI Santiago no CBACF reforça a relevância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, pilares essenciais da formação universitária e evidencia o compromisso da universidade e de seus docentes com a produção e a disseminação do conhecimento científico. Essa dedicação não apenas fortalece a qualidade da formação, como também inspira os acadêmicos a desenvolverem uma postura crítica e engajada na pesquisa, ampliando o impacto social e intelectual das práticas formativas.
Trajetória marcada pela iniciação científica e pela pesquisa consolida mais uma conquista acadêmica
Produção acadêmica resulta de parceria com a Unijuí e aborda o uso de óleos essenciais em doenças que afetam o sistema nervoso central, com base em evidências científicas
Evento, realizado em Salvador (BA), reuniu profissionais e pesquisadores para discutir os desafios e avanços do cuidado farmacêutico no Brasil
Visita técnica proporcionou aprendizado prático sobre processos automatizados na farmácia hospitalar
Atividade aproximou os alunos da prática laboratorial, com ênfase em análises clínicas e procedimentos de microscopia
Instituição lamenta o falecimento da mãe da coordenadora do Curso, Professora Catiuscia Molz Freitas
Viagem proporcionou integração entre formação acadêmica e realidade profissional
Evento reuniu ciência, prática e múltiplas possibilidades da profissão farmacêutica
Evento, que irá ocorrer de 12 a 15 de maio, aborda desde indústria farmacêutica até pesquisa na Antártica e atuação em saúde animal
Indicadores como esse são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil