De 22 a 24 de outubro de 2025, a Professora Catiuscia Freitas, coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, participou do II Fórum Internacional em Farmácia Clínica e Hospitalar, realizado na cidade de Salvador (BA). O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área para discutir o papel do farmacêutico clínico e os desafios relacionados ao cuidado farmacêutico e à transição do cuidado entre hospital, centros de referência e atenção primária à saúde.
Durante os encontros, foram debatidas questões centrais para o fortalecimento da profissão, como: Como reorganizar os serviços farmacêuticos para promover a inserção dos farmacêuticos clínicos nas equipes de saúde? e Como desenvolver o ensino e a pesquisa na área de assistência farmacêutica, considerando as necessidades farmacoterapêuticas dos pacientes?
Representando a URI Santiago, a Professora Catiuscia apresentou o trabalho intitulado “Implantação de um Projeto Piloto de Clínica Farmacêutica como estratégia de cuidado em pacientes com doenças respiratórias crônicas”, resultado do Projeto de Extensão “Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde”, desenvolvido no Câmpus.
O evento também contou com a presença da egressa do Curso de Farmácia da URI Santiago, Fernanda Fávero Alberti, que teve participação de destaque ao conduzir a plenária “O que é o cuidado farmacêutico? E por que precisamos de uma linguagem única para nos referirmos ao trabalho do farmacêutico clínico no Brasil?”.
A participação da docente e da egressa reafirma o compromisso da URI Santiago com a formação qualificada de profissionais e o fortalecimento da pesquisa e da extensão na área farmacêutica, contribuindo para a melhoria contínua da assistência à saúde.
Trajetória marcada pela iniciação científica e pela pesquisa consolida mais uma conquista acadêmica
Produção acadêmica resulta de parceria com a Unijuí e aborda o uso de óleos essenciais em doenças que afetam o sistema nervoso central, com base em evidências científicas
Visita técnica proporcionou aprendizado prático sobre processos automatizados na farmácia hospitalar
Atividade aproximou os alunos da prática laboratorial, com ênfase em análises clínicas e procedimentos de microscopia
Instituição lamenta o falecimento da mãe da coordenadora do Curso, Professora Catiuscia Molz Freitas
Viagem proporcionou integração entre formação acadêmica e realidade profissional
Curso de Farmácia da URI teve quatro pesquisas aprovadas e foi destaque nacional
Evento reuniu ciência, prática e múltiplas possibilidades da profissão farmacêutica
Evento, que irá ocorrer de 12 a 15 de maio, aborda desde indústria farmacêutica até pesquisa na Antártica e atuação em saúde animal
Indicadores como esse são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil