Entre os dias 12 e 15 de maio, o Curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago promoveu a XIV Jornada do Curso. Com uma programação que reuniu palestras e minicursos práticos, a Jornada teve como principal objetivo aproximar os estudantes das múltiplas áreas de atuação do profissional farmacêutico, aliando teoria, prática e vivência de mercado.
A abertura do evento ocorreu na segunda-feira (12), no auditório da Universidade, com duas palestras. A primeira, intitulada “Por dentro da profissão: como é ser protagonista da Indústria Farmacêutica”, foi ministrada pela farmacêutica e propagandista da Eurofarma, Francieli Canton, e apresentou os desafios e oportunidades da área industrial. A segunda, “Ciência na Antártica: desafios da pesquisa em ambientes extremos e seus impactos globais”, foi conduzida por Fernando Bertazzo, Doutor em Ciências Biológicas, que destacou a relevância da pesquisa científica em ambientes adversos e suas implicações para o mundo.
A programação seguiu ao longo da semana com minicursos práticos, altamente procurados pelos estudantes, abordando temas como Perícia Criminal, Elaboração de Chocolate, Estética, Manipulação de Perfumes e Aromas, Aromaterapia, Perfuração de Lóbulo e Aplicação de Injetáveis em Farmácia Comunitária. O encerramento, na quinta-feira (15), foi marcado pela palestra “Atuação do Farmacêutico no Hospital Veterinário”, ministrada pela mestra em Neuropsicofarmacologia Patrícia Cardoso, que destacou o crescimento de áreas emergentes no campo da saúde.
Sobre o evento, Gabriela Garcia da Rosa, acadêmica do 7º semestre do Curso de Farmácia, destaca que organizar um evento dessa magnitude foi, sem dúvida, um grande desafio. São inúmeras decisões a serem tomadas e muitos detalhes que exigem atenção, tudo para que, ao final, tudo ocorra da melhor forma possível. Foi uma experiência extremamente enriquecedora:
- Ficamos imensamente felizes com o sucesso da nossa Semana Acadêmica. Essa vivência certamente ficará marcada em nossa trajetória, pois contribuiu significativamente para o nosso crescimento pessoal e profissional. Como futura farmacêutica, liderar uma equipe e participar ativamente de cada etapa do evento fortaleceu minhas habilidades de organização, comunicação e trabalho em equipe -, destacou a acadêmica.
Além da qualificada participação de profissionais convidados, os próprios acadêmicos do curso tiveram papel central na organização do evento. Envolvidos em diferentes frentes — desde a recepção até o suporte logístico e a divulgação, os estudantes demonstraram compromisso e liderança, valores que refletem a formação integral proposta pela instituição.
Para a coordenadora do Curso de Farmácia, Professora Catiuscia Freitas, a Jornada foi mais um evento acadêmico de sucesso, no qual os alunos tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos com profissionais farmacêuticos renomados de diversas áreas de atuação, conhecendo algumas das mais de 140 especialidades em que o farmacêutico pode atuar:
- Foram diversas palestras e minicursos, o que permitiu aos acadêmicos observarem, na prática, o trabalho do farmacêutico, contribuindo para a escolha da área que pretendem seguir após a formação. Em nome do colegiado do Curso de Farmácia, agradecemos a todos os profissionais, empresas parceiras e, especialmente, aos nossos acadêmicos, que atuaram ativamente na organização e fizeram deste evento um verdadeiro sucesso -, explicou a coordenadora.
O evento organizado pelo Curso de Farmácia demonstra o compromisso da URI Santiago com uma formação que vai além dos limites da sala de aula, promovendo experiências que conectam o estudante à realidade profissional e ao seu papel transformador na sociedade.
Trajetória marcada pela iniciação científica e pela pesquisa consolida mais uma conquista acadêmica
Produção acadêmica resulta de parceria com a Unijuí e aborda o uso de óleos essenciais em doenças que afetam o sistema nervoso central, com base em evidências científicas
Evento, realizado em Salvador (BA), reuniu profissionais e pesquisadores para discutir os desafios e avanços do cuidado farmacêutico no Brasil
Visita técnica proporcionou aprendizado prático sobre processos automatizados na farmácia hospitalar
Atividade aproximou os alunos da prática laboratorial, com ênfase em análises clínicas e procedimentos de microscopia
Instituição lamenta o falecimento da mãe da coordenadora do Curso, Professora Catiuscia Molz Freitas
Viagem proporcionou integração entre formação acadêmica e realidade profissional
Curso de Farmácia da URI teve quatro pesquisas aprovadas e foi destaque nacional
Evento, que irá ocorrer de 12 a 15 de maio, aborda desde indústria farmacêutica até pesquisa na Antártica e atuação em saúde animal
Indicadores como esse são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil