Com o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade escolar, o Projeto de Extensão "Interdisciplinaridade e Extensão nas Escolas de Educação Básica" está promovendo atividades interativas sobre saúde em Santiago.
Coordenado pela Professora Amanda Leitão Gindri, do Curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, o Projeto é desenvolvido por bolsistas dos Cursos de Farmácia e Biomedicina da URI. A iniciativa busca despertar o interesse científico nos jovens por meio de temas relevantes e abordagens lúdicas, com jogos e dinâmicas para fixação do conteúdo.
Neste semestre, o tema apresentado foi "Como o medicamento sabe onde agir?" e foi trabalhado com turmas do 2º e 3º ano do ensino médio, na Escola da URI, na Escola Thomás Fortes e na Escola Monsenhor Assis. As atividades são conduzidas pelas bolsistas Carla Minhos, acadêmica do 5º semestre do Curso de Farmácia e Janaína de Oliveira, acadêmica do 3º semestre do Curso de Biomedicina.
- Os projetos de extensão são muito importantes e trazem benefícios para os acadêmicos e para a comunidade. A comunidade que os recebe vivencia uma troca de conhecimentos e a promoção da saúde, com a melhoria na qualidade de vida. Já para os acadêmicos, projetos como esses contribuem para sua formação, incentivam a leitura científica e a formação do pensamento crítico e reflexivo, melhorando sua oratória e segurança no contato com as pessoas -, destaca a Professora Amanda.
A metodologia dinâmica, que inclui desde breves explanações teóricas até atividades práticas, ajuda a desmistificar conceitos complexos e incentiva o pensamento crítico. As visitas às escolas acontecem com apresentação de dois temas por semestre em cada turma, sempre com foco na educação em saúde de forma acessível e engajadora.
O projeto reforça a importância da interdisciplinaridade e da extensão universitária como ferramentas de transformação social, conectando o conhecimento acadêmico às necessidades da comunidade.
Trajetória marcada pela iniciação científica e pela pesquisa consolida mais uma conquista acadêmica
Produção acadêmica resulta de parceria com a Unijuí e aborda o uso de óleos essenciais em doenças que afetam o sistema nervoso central, com base em evidências científicas
Evento, realizado em Salvador (BA), reuniu profissionais e pesquisadores para discutir os desafios e avanços do cuidado farmacêutico no Brasil
Visita técnica proporcionou aprendizado prático sobre processos automatizados na farmácia hospitalar
Atividade aproximou os alunos da prática laboratorial, com ênfase em análises clínicas e procedimentos de microscopia
Instituição lamenta o falecimento da mãe da coordenadora do Curso, Professora Catiuscia Molz Freitas
Viagem proporcionou integração entre formação acadêmica e realidade profissional
Curso de Farmácia da URI teve quatro pesquisas aprovadas e foi destaque nacional
Evento reuniu ciência, prática e múltiplas possibilidades da profissão farmacêutica
Evento, que irá ocorrer de 12 a 15 de maio, aborda desde indústria farmacêutica até pesquisa na Antártica e atuação em saúde animal