A trajetória acadêmica do Professor Thiago Marchionatti Uggeri, docente do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, ganha um novo capítulo com sua aprovação no Curso de Doutorado em Direito da URI Câmpus de Santo Ângelo.
O ingresso ocorreu após aprovação no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, que envolveu duas etapas: a primeira consistiu em prova escrita sobre a obra “A Construção da Democracia – teoria do garantismo constitucional” (Luigi Ferrajoli, 2023), realizada em 16 de abril; a segunda, em 30 de abril, contemplou a apresentação do projeto de tese e avaliação dos títulos acadêmicos pela comissão de seleção.
A proposta de pesquisa apresentada pelo Prof. Thiago, insere-se na linha “Direito e Multiculturalismo”, no grupo “Novos Direitos em Sociedades Complexas” e no subgrupo “Direito, Sustentabilidade e Segurança Alimentar em Sociedades Plurais e Complexas”. Com orientação do Prof. Dr. Jacson Roberto Cervi, a tese será desenvolvida ao longo de 48 meses, respeitando os marcos do programa: qualificação prevista para abril de 2027, entrega da versão final da tese em dezembro de 2028 e defesa até maio de 2029.
A temática da pesquisa escolhida pelo Prof. Thiago dialoga com um dos principais desafios contemporâneos, que é a proteção das florestas frente à emergência climática e a inserção do crédito de carbono no contexto do Direito Imobiliário. O Professor investiga como esses instrumentos podem ser reinterpretados à luz de um paradigma garantista, atento à sustentabilidade e à complexidade das sociedades plurais.
O início das atividades da turma de 2025 foi marcado por um seminário de recepção no dia 21 de maio, seguido pela aula inaugural ministrada pelo Prof. Dr. Leonel Severo Rocha, cuja trajetória acadêmica é reconhecida nacional e internacionalmente.
Graduado (2002) e Mestre (2013) em Direito pela URI – Santo Ângelo, o Professor Thiago soma à sua formação especializações em Direito Público (UNISUL), Direito Notarial e Registral (CERS), e cursa atualmente especialização em Direito Imobiliário (Salomão Educação). Também realizou aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior pela URI – Santiago. Paralelamente à carreira acadêmica, exerce a função de Oficial de Justiça Avaliador Federal na Vara do Trabalho de Santiago.
Sobre sua trajetória e expectativas, o Professor destaca que:
- A URI é uma instituição em que é possível ingressar na educação infantil e seguir até o doutorado e o pós-doutorado. Iniciei minha graduação no câmpus de Santo Ângelo e, anos depois, retornei para o mestrado, que agora fundamenta minha entrada no doutorado. Essa continuidade formativa representa mais do que títulos: simboliza o aprofundamento de um compromisso intelectual com a realidade que nos cerca -, explica Prof. Thiago.
Para o Prof. Thiago, a carreira acadêmica é mais do que uma formação técnica, é uma missão de compartilhar conhecimento com solidariedade. Ele incentiva os graduandos da URI Santiago a se aproximarem da pesquisa científica, destacando que os alunos têm plenas condições de contribuir com discussões relevantes, desde questões locais até debates globais, elevando o papel do Direito além do tecnicismo.
Ao comentar sobre os distintos níveis de formação, o docente diferencia os campos de atuação:
- O mestrado prepara para a docência superior, enquanto o doutorado exige um comprometimento mais denso com a pesquisa e com a produção do saber. No Brasil, apenas 0,2% da população concluiu um doutorado. É um caminho desafiador, que demanda tempo, método e sensibilidade para pensar o Direito em diálogo com a história, a filosofia, a política e a sociologia -, explica o docente.
Ele ainda ressalta que, ao contrário da graduação e das especializações Lato Sensu voltadas para o domínio técnico das normas e procedimentos jurídicos, os cursos Stricto Sensu são espaços de elaboração crítica e epistêmica, que desafiam os(as) pesquisadores(as) a repensar os fundamentos do Direito em um mundo em transformação.
A conquista do Professor Thiago evidencia o papel da URI como ambiente propício ao florescimento acadêmico e à construção de conhecimento comprometido com a justiça social, a sustentabilidade e a cidadania.
A URI Santiago parabeniza o Professor Thiago e deseja sucesso em sua jornada no Doutorado.
Solenidade reuniu formandos, familiares, autoridades acadêmicas e civis em um momento de realização e início de novas trajetórias profissionais
URI Santiago realiza formatura do Curso de Direito Noturno
Presença do Docente demonstra o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas
Trabalho apresentado no II Congresso de Direitos LGBTQIAPN+ propõe reflexão sobre gênero, teoria queer e transfeminismo como campos de resistência e reconstrução do humano
Reconhecimento foi proposto pelo vereador Éldrio Machado e aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária
Acadêmicos e bacharéis que defenderam monografias em 2024, com nota mínima de 9,5, podem participar. Prazo de envio encerra em 15 de setembro
Temática da pesquisa dialoga com um dos principais desafios que é o fazer docente
Equipe da URI Santiago ficou entre os 50 melhores do Brasil, superando instituições de grande porte na competição do Supremo Tribunal Federal
Verônica Severo Cadaval Masteloto celebra conquista profissional e destaca papel da Universidade em sua trajetória
Atividade reforça o compromisso do Curso de Direito com a excelência na formação jurídica